O antigo estadista moçambicano, Joaquim Chissano, participa, em Abril próximo, na quinta Cimeira Económica de Lagos, onde deverá falar sobre o tema “Ligação entre Boa Governação e Investimento”.
Segundo a comissão organizadora desta cimeira, a decorrer de 20 a 22 de Abril próximo na Ilha de Victória, o primeiro vencedor do prémio Mo Ibrahim vai falar da sua vasta experiência como um “líder transformacional” durante o seu período de governação. Durante este período de cerca de 18 anos como estadista, Chissano enfrentou diversos e enormes desafios, tendo assegurado a reconciliação nacional depois do fim da guerra dos “16 Anos”, promovendo a estabilidade democrática e o progresso económico.
Citado pelo jornal “Daily Independent” de Lagos, o grupo organizador disse que, além do antigo Presidente moçambicano, outros 10 oradores estrangeiros deverão falar neste evento, incluindo pesquisadores e investidores africanos, asiáticos, da Europa, Médio Oriente e Américas. “Este evento vai ser a primeira cimeira de investimento desenhada para as redes de negociação que irão assegurar que os desafios de Lagos representem oportunidades ilimitadas para os investidores”, refere a comissão organizadora do evento.