Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Chineses vão injectar USD 500 milhões para criação de zona franca da Beira

Cerca de 500 milhões de dólares norte-americanos deverão ser aplicados por investidores chineses com vista a viabilizar o projecto de criação de uma zona franca na cidade da Beira.

O projecto foi aprovado pelo Governo moçambicano em 2012, segundo o Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA), assegurando estarem já disponíveis 217 hectares para a implementação da iniciativa.

O empreendimento dos chineses deverá denominar-se Zona Económica Especial de Manga-Mungassa e estará integrado no recém-criado Corredor de Desenvolvimento Agrícola da Beira destinado à expansão do sistema de irrigação e financiar empresas agrícolas em estágio inicial.

A implementação do projecto pela companhia chinesa Dingsheng International Investiment deverá compreender a construção de armazéns para mercadorias, empreendimentos turísticos e instalação de unidades industriais, segundo ainda aquela instituição, acrescentando que a sua viabilização visa haver um maior aproveitamento das oportunidades de negócios no Corredor de Desenvolvimento da Beira.

Beluluane & Nacala

Para além daquela iniciativa, está também em curso um processo de negociação de três novos projectos de investimentos para a Zona Económica Especial de Nacala, na província de Nampula, e no Parque Industrial de Beluluane, em Maputo.

Sem avançar pormenores sobre o assunto, o Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado realça, entretanto, que os três empreendimentos representarão um investimento de cerca de cinco biliões de dólares norte-americanos.

Refira-se que alguns sectores da sociedade civil moçambicana têm vindo a criticar a criação de zonas francas no país devido à alegada concessão excessiva de incentivos fiscais a empresas estrangeiras de grande dimensão que elegem Moçambique para o desenvolvimento das suas actividades produtivas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!