Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

China evacuará 9 mil moradores para proteger maior radiotelescópio do mundo

Mais de nove mil residentes da província sudoeste chinesa de Guizhou serão evacuados para proteger a actividade do maior radiotelescópio do mundo, cuja construção terminará em Setembro.

Segundo anunciaram nesta terça-feira as autoridades locais, a ordem para a evacuação foi emitida por um órgão consultivo provincial, que especifica que os residentes afectados serão realocados em um raio de cinco quilómetros de distância do radiotelescópio, publica a agência oficial “Xinhua”.

O objetivo é preservar a estabilidade ambiental das ondas electromagnéticas do aparelho no perímetro que ocupa o radiotelescópio, de 500 metros.

O governo de Guizhou espera realojar de forma progressiva 9.110 residentes antes do final de setembro, quando deve ser concluída a construção do radiotelescópio.

Cada morador afectado receberá 12 mil iuanes (cerca de 60 mil meticais) de compensação por parte da província e, além disso, os membros de minorias étnicas (a maioritária na China é a hão e em Guizhou convivem várias etnias) será subsidiada com outros 10 mil iuanes (cerca de 50 mil meticais).

A construção do radiotelescópio (FAST, em sua sigla em inglês) começou em 2011 com um investimento de 1,2 bilhões de iuanes, e, uma vez finalizado, baterá em recorde de tamanho em seu sector ao Observatório de Arecibo em Porto Rico, com um diâmetro de 300 metros.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!