A Assembleia da República Popular da China ofereceu a sua congénere moçambicana diverso material informático, constituído por 64 computadores, entre portáteis e de mesa, avaliado em cerca de 2.2 milhões de meticais (o dólar equivale a aproximadamente 28 meticais).
O Secretário-Geral da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, Baptista Machaieie, enalteceu, no acto da entrega ocorrida semana passada, em Maputo, a cooperação entre China e Moçambique na área parlamentar, sublinhando que as relações de cooperação entre os dois países ganharam um novo impulso com a visita do presidente chinês à Moçambique, em Fevereiro de 2007.
“É nossa pretensão que a cooperação com a China vá mais adiante, através da troca de missões técnicas dos parlamentares dos dois países e da construção da cidade parlamentar que há muitos anos almejamos”, disse Machaieie. Machaieie salientou ainda que “um dos marcos indeléveis fruto desta cooperação é o novo edifício da AR construído com apoio chinês”.
Por sua vez, o Encarregado de Negócios da China em Moçambique, Lei Tongli, exprimiu a sua satisfação quanto a colaboração entre os dois países sobre tudo na área parlamentar, assegurando que o seu país continuará a apoiar a AR não só pelas relações históricas que unem os dois povos mas pela amizade fraterna que tem caracterizado esta relação.