Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

China apoia aumento da produção de arroz em Moçambique

Os produtores de arroz de Moçambique poderão começar a colher 10 toneladas de arroz por hectare, ao invés da actual cifra situada em uma tonelada e 200 quilogramas, como resultado do apoio de cientistas chineses.

Segundo o director nacional de Investigação e Inovação, Vasco Lino, desde há dois anos, decorrem ensaios com uma variedade de arroz chinês, numa área de 35 hectares, na província meridional de Gaza e os resultados dessa experiência são considerados promissores.

Lino, que falava a imprensa por ocasião da visita do vice-governador da província chinesa de Hubei ao país, Li Xian Sheng, garantiu que a perspectiva é de disseminar a experiência para outras áreas a partir da próxima campanha agrícola 2010/2011. Por sua vez, o vice-governador da província de Hubei disse que a China vai solicitar ao governo de Moçambique a aquisição de mais áreas de cultivo de modo a produzir arroz para abastecer todo o mercado moçambicano.

“Os resultados são bons e vamos solicitar ao governo moçambicano mais áreas de produção de modo a abastecer a todo o mercado moçambicano”, disse o vice-governador de Hubei. Moçambique é detentor de potencialidades agro-ecológicas para a produção do arroz, principalmente ao longo dos regadios localizados em Matutuíne, Chókwè, Nguri, e Nicoadala.

Actualmente, Moçambique consome 600 mil toneladas por ano, quando a produção interna apenas satisfaz a procura em 285 mil toneladas, sendo as restantes 315 mil toneladas importadas. O Governo de Moçambique espera cobrir o défice a partir de 2011, no âmbito do Plano de Acção para a Produção de Alimentos. Moçambique possui cerca de 36 milhões de hectares de terra arável, sendo que apenas cinco milhões estão em exploração.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!