Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Chiji Ojukwu visita Moçambique

O Director de Operações para a Região Sul do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Dr. Chiji Chinedum Ojukwu, responsável por Moçambique, Zâmbia, Malawi, Maurícias, Madagáscar e Angola, visitou Moçambique de 25 a 29 de Abril de 2011, coincidindo desta feita com a missão do BAD em Moçambique no contexto da preparação da Estratégia de Intervenção do BAD no país para o período de 2011 a 2014.

Ojukwu, assume o cargo de Director de Operações do BAD a nível da Região Sul-2 desde Janeiro de 2011, tendo efectuado uma vista de familiarização e de análise do estágio das operações do BAD em Moçambique. No país, aquele responsável manteve encontros com o Minístro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, para discutir oportunidades de apoio do BAD no processo de implementação da agenda de desenvolvimento de Moçambique.

Foi também recebido pelo Governador do Banco Central de Moçambique, Ernesto Gove com quem analisou a agenda de desenvolvimento do país, oportunidades e desafios no concernente aos constrangimentos que se registam no crescimento económico de Moçambique. No encontro com Ministério das Obras Públicas e Habitação, teve também a oportunidade de abordar de forma particular, os mecanismos e instrumentos que podem contribuir para o melhoramento do processo de implementação do portfólio de Moçambique.

Num encontro com os Chefes das Missões Diplomáticas (G19) analisaram o processo de revisão conjunta em curso referente ao ano 2010 – Parceiros de Apoio Programâtico. A nível das operações do BAD em Moçambique, Ojukwu participou num encontro que reuniu técnicos das Unidades de Implementação dos Projectos financiados por aquela instituição fiananceira, tendo feito uma análise às propostas de solução cruciais ao melhoaramento do Portifólio do BAD em Moçambique.

A missão incluiu ainda, uma visita ao Projecto Electricidade II, finanaciado pelo BAD, onde o Director da Região Sul-2 se inteirou dos resultados alcançados pelo projecto e auscultou beneficiários sobre o impacto do mesmo na vida das comunidades. Recordar que o BAD é uma instituição multilateral que desde o inicio da sua intervenção em Moçambique em 1977, ja financiou mais de 85 iniciativas envolvendo mais de 1.95 biliões de dólares americanos a nível nacional, com uma carteira de investimentos compostos actualmente por 18 projectos aprovados e apoiados quer em forma de crédito, quer em forma de donativos, cujo financiamento global é de cerca de 582 milhões de USD.

Presentemente, do montante global de financiamento, grande parte é atribuida ao sector de transportes, com 2 projectos orçados em cerca de 268 milhões de dólares americanos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!