Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Cheias em Moçambique: ultrapassam uma centena as vítimas mortais; distrito de Namarrói “ilhado”

Cheias em Moçambique: ultrapassam uma centena as vítimas mortais; distrito de Namarrói

Pelo menos 101 pessoas perderam a vida em consequência das cheias que assolam as regiões centro e norte de Moçambique. Com a descida do caudal de alguns rios mais cadáveres estão a ser encontrados na província da Zambézia, oito foram localizados na região de Napata no distrito de Namarrói que está isolado do resto do país por estrada.

Nas últimas 24 horas, na rede nacional de observação hidro-climatológica, a Direcção Nacional de Águas (DNA) registou “chuvas moderadas, localmente fortes, sendo nas bacias hidrográficas do Zambeze em Tsangano (60.0mm), Cassacatiza (45.5mm), Mitengo-wa-mbalane (20.8mm); Licungo em Gúruè (15.2mm) e Mutamba em Jangamo (13.8mm). Nas Cidades de Lichinga (61.9mm) e Inhambane (42.1mm)”.

Segundo um comunicados da DNA, “na região Centro do País, os níveis hidrométricos na bacia hidrográfica do rio Zambeze, mantêm-se acima do nível de alerta nas estações de Mutarara, Caia e Marromeu, no entanto, verifica-se uma tendência gradual de baixar. Na bacia do Licungo embora verificar-se redução progressiva do volume de escoamentos, prevalece o cenário de inundações localizadas no Baixo Licungo”.

“Na região Norte, a bacia do Messalo em Miangaleua regista níveis oscilatórios com tendência a estabilizar, situando-se acima do alerta. A bacia do Montepuêz em Mecuia regista níveis oscilatórios com ligeira tendência de subir, mantendo-se abaixo do alerta”.

As restantes bacias hidrográficas do País, registam níveis oscilatórios com tendência a baixar, situando-se abaixo do alerta.

Apelamos aos nossos leitores, que estejam nas províncias do centro e norte que nos reportem os problemas causados pelas chuvas e ventos fortes que presenciarem: Whatsapp 843998634 (texto, foto ou vídeo) Email averdademz@gmail.com (texto, foto ou vídeo).

SEGUE AQUI A NOSSA COBERTURA DA ÉPOCA CHUVOSA EM TEMPO REAL

{jumi [*49]}

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!