O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, retoma neste domingo 4 de Agosto as suas Presidências Aberta escalando, até ao próximo dia 14, as províncias centrais da Zambézia e Tete.
Edson Macuácua, porta-voz do Chefe do Estado moçambicano, disse em conferência de imprensa, que nesta missão de trabalho Guebuza leva a mensagem de reforço da unidade nacional, paz e auto-estima.
A Presidência Aberta, também chamada Inclusiva, é um espaço em que o estadista moçambicano dialoga com as populações e diferentes forcas e organizações da sociedade civil, sobre os aspectos candentes da vida em todos os locais que escala.
Segundo Macuácua, a Presidência Aberta é também um momento de prestação de contas, monitoria e avaliação do desempenho no cumprimento do programa do Governo. Neste momento, as populações têm acesso directo ao Presidente da Republica e aos dirigentes para colocarem as questões que lhes inquietam no seu dia-a-dia.
O facto de esta edição 2013 estar virada para as localidades proporciona um momento de interacção ao nível Central e provincial e também nas localidades, postos administrativos e distritos.
Das comunidades, segundo Macuácua, o Presidente vai receber aconselhamento sobre aspectos ligados a acção governativa, tudo na procura de formas de melhor servir o povo.