Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Chapeiros da rota Anjo Voador/Praça dos Combatentes paralisam actividades

Os transportadores semi-colectivos de passageiros, vulgo “Chapa 100”, da rota Baixa/Praça dos Combatentes, na capital moçambicana, paralisaram as suas actividades, esta terça-feira (29), nas primeiras horas por não concordarem utilizar o terminal do Anjo Voador, imposto recentemente pelo Conselho Municipal.

Até às 14 horas as viaturas que garantem a deslocação de cidadãos naquela rota estavam parqueadas no Mercado do Compone.

De acordo com os chapeiros, primeiro, o novo terminal não oferece espaço suficiente para acomodar frotas de diversas rotas. Segundo, o congestionamento que se verifica na sua rota, sobretudo ao atravessar a Avenida 25 de Setembro, piora a dificuldade de obter a receita do dia estipulada pelos seus patrões.

Os transportadores apontam ainda as cobranças ilícitas feitas pela Polícia Camarária, a falta de paragens fixas e de licenças como outros obstáculos que inviabilizam o seu negócio. Estas e outras inquietações já foram expostas ao Conselho Municipal há muito tempo mas sem resposta. Queixam-se também da existência de muitos postos de controlo ao longo dos 10 quilómetros, da Baixa para a Praça dos Combatentes vice-versa.

Dário Mabui, um dos operadores da rota Baixa/Praça dos Combatentes, disse ao @Verdade que a Polícia Municipal não está preocupada com ordem na via pública, mas sim, com o dinheiro. Por isso, os transportadores decidiram parquear as suas viaturas.

Reação da ATROMAP

A coordenação do sector de rotas da Associação dos Transportadores Rodoviários de Maputo (ATROMAP) reuniu-se com a Polícia Municipal no princípio da tarde desta terça-feira, horas depois da paralisação de actividades na rota em causa. Nenhuma solução imediata houve do encontro em relação às preocupações dos chapeiros.

Entretanto, a Polícia Municipal apelou aos queixosos para que retomassem as actividades com a promessa de que em tempo oportuno as suas inquietações serão resolvidas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!