Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cerca de 80 estudantes moçambicanos vão ao Brasil

Pelo menos 80 estudantes moçambicanos de 11 instituições de ensino superior partem esta quinta-feira ao Brasil, onde vão participar em estágios de investigação em diversas áreas científicas. Trata-se de estudantes de segundo e terceiro ano pertencentes a diversas instituições de ensino, entre públicas e privadas, que vão beneficiar de estágios oferecidos pelo Brasil, no âmbito da cooperação entre o governo daquele país e Moçambique na área da Ciência e Tecnologia.

Falando na cerimónia de despedida dos estudantes em Maputo, o Secretário Permanente (SP) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Evaristo Banquete, disse esperar que os estudantes tenham mais uma oportunidade para consolidar os seus conhecimentos. “A nossa expectativa é que tenham formação científica de qualidade com que possam contribuir para o combate a pobreza”, disse o SP, sublinhando que o comportamento e atitudes destes jovens no Brasil serão uma espécie de “Bandeira de Moçambique”.

Por sua vez, os jovens manifestaram-se prontos a assumir o desafio de ir aprender para o bem do seu país, mas também de ir trocar experiências com comunidades académicas do Brasil e regressar a casa para pôr o conhecimento adquirido em prática. O porta-voz do MCT, Rufino Gujamo, explicou, a AIM, que este é o terceiro grupo de estudantes moçambicanos a beneficiarem de estágios no Brasil no âmbito do programa de iniciação científica. Segundo ele, a cooperação nesta área, iniciada em 2008, já beneficiou perto de 200 estudantes, contando com os 104 que se deslocaram ao Brasil em 2008 e no ano passado.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!