Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cerca de 50 empresários japoneses visitaram Nampula

Uma delegação constituída por cerca de cinquenta empresários japoneses com interesses em várias áreas visitaram o distrito de Nacala-porto no último fim de semana com o propósito de pesquisar oportunidades de negócios e investimentos.

Chefiada pela directora da Segunda Divisão de África do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, Asako Okal, a missão é composta por empresários com interesses particularmente para agricultura, tecnologias de Informação, agro-indústria, construção civil, banca e seguros, energia, automóveis e cosméticos.

A visita da delegação empresarial nipónica a Moçambique enquadra-se na implementação das decisões da Quarta Conferência Internacional Internacional de Tóquio sobre Desenvolvimento de África, realizado em Maio de 2008, na qual o governo do Japão assumiu o compromisso de duplicar a sua assistência à África nos cinco anos subsequentes.

Para além de servir de oportunidade para o reforço das relações de cooperação e de amizade entre os dois países que remontam há mais de trinta anos. No nosso país, o referido compromisso está a ser materializado com a disponibilização de fundos para o programa Vilas do Milénio, destinado a alavancar o desenvolvimento sócioeconómico, sobretudo da comunidade rural. E apoio na implementação do processo de garantia aliementar através da transformação das savanas estéreis em campos de culturas alimentares.

De salientar que a assistência anual do Japão a Moçambique oscila entre 20 e 30 milhões de dólares norteamericanos, mercê de projectos de cooperação técnica e envio de peritos e voluntários.

Na deslocação ao distrito de Nacala, a missão japonesa foi acompahada pelo governador de Nampula, Felismino Tocoli, além dos embaixadore de Moçambique no Japão e deste país em Moçambique, respectivamente Belmiro Malate e Susumu Segawa.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!