Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cerca de 250 mil alunos do ensino geral sem vagas

Cerca de 250 mil alunos do Ensino Secundário Geral poderão ficar impedidos de se matricular nas escolas públicas moçambicanas no ano lectivo de 2010, prestes a iniciar, devido a falta de vagas. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) assevera que estão a ser envidados esforços no sentido de enquadrar alguns alunos que correm risco de ficar de fora através da construção de novas salas de aulas, criação de turmas alargadas e o encaminhamento de outros ao curso nocturno.

Naima Sau, inspectora-geral do MEC, diz que, para minimizar o problema a sua instituição está também a trabalhar para aconselhar os pais e encarregados de educação a optarem por outras alternativas de ensino.

Citada pelo matutino “Notícias”, disse Naima Sal, estas alternativas passam por matricular os educandos nas escolas comunitárias, privadas, estabelecimentos de ensino Técnico-Profissioal e Vocacional e instituições de ensino à distância, que todos os anos se afiguram como uma opção para os alunos dos diferentes ciclos do Ensino Secundário Geral (ESG), cujos nomes foram excluídos das matrículas dirigidas. “Os pais e encarregados de educação precisam de fazer uma reflexão séria sobre o assunto, começando a gostar e a incutir nos filhos que o mais importante é saber fazer alguma coisa, e isso só pode ser feito apostando no Ensino Técnico-Profissioal ou à distância”, disse Naima Sau.

A inspectora disse que o processo de matrículas continua a decorrer sem sobressaltos, acrescentando que no ensino primário não há problemas de maior, pois a maior procura está nas vagas da 8ª e 11ª classes.

O processo de matrículas teve início a 4 de Janeiro e deverá terminar no dia 12, segundo as previsões do MEC, que prevê abranger cerca de um milhão e 200 mil alunos para a 1ª classe, 488.650 para a 6ª classe, 219 mil da 8ª, e 70.188 da 11ª classe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!