Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Centro de biotecnologia será instalado em Xai-Xai

Moçambique deverá contar, a curto prazo, com a instalação de um Centro de Biotecnologia Marinha na cidade de Xai-Xai, província meridional de Gaza, uma iniciativa financiada pelo Governo espanhol na ordem de 800 mil euros.

O Centro de Biotecnologia Marinha surge no âmbito da cooperação bilateral entre a República de Moçambique e o Reino da Espanha e do acordo resultante entre o Ministério da Ciência e Tecnologia de Moçambique e o consórcio formado por CPD Ciência e Estúdios Biológicos-Probitec da Espanha.

Para a sistematização dos princípios que irão nortear esta iniciativa, a cidade de Xai-Xai acolheu, semana finda, um seminário no âmbito da implantação do referido centro no pais.

O referido encontro teve como facilitador o Prof. Dr. Alejandro Lago, director da Cátedra UNESCO sobre Território e Meio Ambiente da Universidade Rei Juan Carlos da Espanha.

O evento teve como objectivo central a formação de investigadores do Centro de Biotecnologia Marinha e das instituições de Ensino Superior e de investigação da província de Gaza, em matéria inerente ao acesso de recursos genéticos e conhecimento tradicional associado. O encontro visava também partilhar benefícios.

Segundo informações prestadas ao “Noticias” por Alberto Matusse, director regional sul da Ciência e Tecnologia, o projecto de implantação do Centro de Biotecnologia Marinha tem o mérito de poder vir a dotar o país de bases apropriadas para o desenvolvimento da biotecnologia marinha, para além de promover a sua apropriação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!