Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Caso suspeito do ébola na Bélgica

Um jovem guineense de 13 anos que chegou à Bélgica na semana passada proveniente da Guiné Conacry foi colocado em quarentena no hospital universitário Père Damien, em Ostende, para verificar se ele é portador do vírus do Ébola, soube-se, esta terça-feira (19), de fonte hospitalar.

O hospital confirmou que o rapaz, que apresentava uma forte febre à sua chegada, tinha malária, mas foi mantido em quarentena para verficar se ele tem o vírus do Ébola, que afecta a Guiné Conakry, a Libéria, a Serra Leoa e a Nigéria.

Os pais do rapaz e o pessoal médico que esteve em contacto com o paciente não foram colocados em quarentena, mas estão proibidos de deslocação e devem ficar em casa para evitar uma eventual contaminação da população.

Segundo o médico Mario Schumglers, o rapaz guineense poderá deixar o hospital logo que se constatar uma diminuição da temperatura do seu corpo. Na Bélgica, medidas muito estritas de controlo foram tomadas, nomeadamente no aeroporto internacional de Zaventem, para evitar a intrusão do vírus mortal.

Alimentos frescos, peixes, carnes, frutas e legumes provenientes de África foram destruídos, provocando uma penúria destes produtos alimentares nas lojas de Matongé, o bairro africano de Bruxelas.

Esta situação prejudica os Africanos que conservaram os hábitos alimentares do país de origem, especialmente os numerosos Congoleses que continuam a apreciar o consumo de chikwanga, espécie de pão com farinha de mandioca, o seu alimento quase diário.

Os gestores de mercearias tropicais – maioritariamente Congoleses, Guineenses e Paquistaneses – estão igualmente a ser vítimas desta situação, visto que as suas lojas são menos frequentadas causando uma redução do seu volume de negócios.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!