Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cartum e grupo rebelde assinam cessar-fogo e negociação de paz

O governo sudanês e um importante grupo rebelde de Darfur, o Moviminto Justiça e Igualdad (JEM, na sigla em inglês), assinaram este sábado no Chade um cessar-fogo e um acordo para manter negociações de paz diretas, anunciou a rebelião.

“Acabamos de assinar o acordo com o governo sudanês”, declarou à AFP por telefone em Ndjamena Ahmed Hussein, porta-voz do JEM, um dos principais grupos insurgentes de Darfur, província sudanesa que é cenário de uma guerra civil. O acordo será assinado de novo oficialmente em Doha na presença do presidente sudanês, Omar el Bechir, e de seu colega chadiano Idriss Deby.

“Durante as negociações de paz, abordaremos a distribuição das riquezas, a divisão do poder, o retorno dos deslocados, a compensação (para as vítimas do conflito) e os prisioneiros da rebelião”, disse Hussein. As duas partes também assinaram um cessar-fogo em Darfur, onde a guerra já deixou 300.000 mortos desde 2003, segundo a ONU, e 10.000 de acordo com Cartum, além de 2,7 milhões de deslocados. Em Cartum, o presidente sudanês anunciou neste sábado o perdão das penas de morte contra 100 rebeldes do JEM.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!