Carne de cabrito processada no distrito de Vilankulo, na província meridional de Inhambane, poderá ser exportada para os Emiratos Árabes Unidos a partir de 2014. A encomenda está confiada a uma fábrica de processamento de carne em actividade desde 2012 naquela região de Moçambique.
A nova unidade é fruto de investimento conjunto de empreendedores moçambicanos e estrangeiros, segundo António Mandlate, administrador de Vilankulo, salientando que para além de carne a fábrica produz também leite e manteiga.
Apesar de o distrito ser mais conhecido pelo seu potencial turístico, o governo local tem estado a apostar no aumento da produção agrícola e de pescado para diversificar as fontes de receitas para economia da região.
Em entrevista ao Correio da manhã, o administrador de Vilankulo disse que o seu governo aposta em projectos agro-industriais, esforço que poderá culminar com o aumento de mais postos de trabalho e redução da importação de produtos diversos, com destaque para carne, leite e ovos.
“A perspectiva é reduzir, em grande escala, a dependência externa alimentar e melhorar a dieta a partir de alimentos produzidos localmente”, sublinhou António Mandlate. Nos últimos anos, refira-se, o distrito de Vilankulo tem estado a ser palco de grandes investimentos, predominantemente, orientados para os sectores da Indústria, Turismo e Agro-Processamento.