Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Carnaval em Quelimane continua uma incógnita

O canal de Moçambique está a ser afectado por uma depressão tropical denominada EX-BINGIZA, cujo seu epicentro é no Madagáscar. As autoridades da meteorologia alertam que o mar anda zangado e não vale pena atrever-se em navegar. Todo cuidado é pouco. Esta depressão está afectar em particular a cidade de Quelimane, que desde esta terça-feira, só vive de chuva intermitentes que deixam a cidade alagada, depois daquela que na semana passada sacudiu casas que ate agora na tentativa de se refazerem, então o EXBENGIZA, também veio fazer das suas.

Mas os munícipes de Quelimane, não tem tido problemas com as chuvas, embora reconheçam que o sistema de drenagem ainda está longe de ser aquele que se precisa para esta cidade, mas vão aguentando. O grande problema com as chuvas tem a ver com o carnaval que foi adiado na semana passada, por causa da queda das chuvas. Os grupos já cansaram de ensaiar e não vê a hora de dar o que podem ao público.

Pessoas estão a beber nas barracas e a comer tudo o que há desde a semana passada. Ainda bem que uns terão salários nesta semana, que poderão suportar despesas até ao fim do carnaval. Quando mais chove, as dúvidas dos mais atentos, ainda voltam a ser as mesmas.

Será que haverá mesmo carnaval este fim-de-semana? Perguntam os munícipes. Outros preferem ficar na dúvida. Quer dizer, olhando pelo estado do tempo e como as vias de acesso estão, então, vê claramente que o carnaval está entre o SIM e o NÃO.

Entretanto Pio Matos, edil de Quelimane, diz que desta vez é de vez. “Não há mais adiamento e estamos prontos”-prometeu Matos. Num outro passo, o edil diz que mesmo que caia chuva, o carnaval deverá ser realizado visto que se houver mais adiamento, então coincide logo com a semana santa.

Conforme explicou o edil de Quelimane, tudo está pronto. O que levou a edilidade a adiar o carnaval da semana passada para esta, foi por causa da chuva que alagou por completos os bairros onde os grupos saem, dai que não era possível realizar o carnaval sem bairros, visto que este evento é mesmo dos e para os bairros, referiu o edil.

O Instituto Nacional de Meteorologia, INAM, diz que nas suas contas, pode-se ver que a melhoria de tempo em particular para Quelimane, só poderá ser a partir da sexta-feira. De acordo com o delegado da INAM na Zambézia, Alberto Colarinho, Quelimane e outros pontos da província, poderão ver o tempo a melhorar. Mas Colarinho acautela que são apenas previsões, porque tudo pode mudar.

Num outro desenvolvimento, a fonte disse que as chuvas poderão ainda continuar ate esta quinta-feira, olhando pela forma como a depressão se faz sentir. Em termos de precipitação, a cidade de Quelimane, registou no período das 8horas do dia 15 do corrente ate as 8horas desta quarta-feira, 11.0mm.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!