Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Carlos Roque promove exposição ‘Viver com Samora’

“Viver com Samora” é o tema de uma exposição de pintura do artista tentense Carlos Roque, a ser inaugurada, esta sexta-feira, no Museu Nacional de Etnologia, em Nampula, e que permarecerá até ao dia 2 do próximo mês de Julho..

Promovida por ocasião do 36º aniversário da Indepedência Nacional que, sábado, se assinala, a obra retrata a vida e obra do Primeiro Presidente de Moçambique, Marechal Samora Machel.

A cerimónia de inauguração do evento deverá ser presidida pelo governador da província de Nampula, Felismino Tocoli, será acompanhada com alguns extractos sonoros, em “play back”, dos discursos didácticos de Samora Moíses Machel.

O artista diz que a exposição é a forma que encontrou para manifestar a sua gratidão pelas realizações daquele grande herói da libertação do território nacional e fundador do nosso país independente.

‘Os retratos que as telas compõem o meu trabalho constituem uma espécie de chamada de atenção à toda sociedade moçambicana no sentido de fazer uma reflexão sobre os importantes ensinamentos contidos nos discursos do saudoso Presidente Samora Machel, os quais continuam prementes em relação aos desafios de hoje. Referiu aquele artista plástico, que legendou os ditos de Samora em cada uma das telas expostas.

Entrevistado pela nossa reportagem, o artista mostrou-se preocupado com o que considerou falta de colaboração dos artistas plásticos na procura de soluções conjuntas dos problemas, sobretudo a pobreza e o HIV/SIDA, que enfermam a sociedade moçambicana.

Para o nosso entrevistado, os pintores devem produzir obras que mobilizem as comunidades na produção de comida, erradicação da corrupção, apoio às crianças desfavorecidas, entre outros factores.

Devemo-nos dedicar na pintura dos símbolos nacionais, como a bandeira, a moeda nacional, os Presidentes, os Heróis aos vários níveis. Sugeriu Carlos Roque.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!