O candidato derrotado do Congresso para a Mudança Progressiva (CPC) às eleições presidenciais nigerianas de 16 de abril último, Muhammadu Buhari estabeleceu as suas condições para reconhecer a vitória de Goodluck Jonathan e endereçar-lhe as suas felicitações.
Segundo o seu porta-voz, Yinka Odumakin, os resultados de 11 Estados da parte sul do país devem ser revistos. Ele exortou igualmente a Comissão Nacional Eleitoral Independente (INEC) a proceder a um nova cálculo dos resultados por meio da aplicação Excel.
Segundo Odumakin, os resultados das eleições presidenciais apenas podem ser julgados credíveis se as questões levantadas forem analisadas. « Buhari só pode felicitar o Presidente Jonathan se os resultados forem julgados credíveis no termo deste processo ».
O CPC indicou que ele contestará os resultados das eleições presidenciais em 11 Estados do Sul, onde o partido afirma que os resultados foram manipulados. O cocandidato de Buhari, Tunde Bakare, afirma que a participação média nacional durante as presidenciais foi de cerca de 52 porcento. « As taxas de participação média nas zonas sul e sudeste (sem os Estados de Ebonyi e de Edo) foram de 78 porcento, ou seja bem superior à média nacional de cerca de 52 porcento », disse Bakare.
O Presidente Jonathan, que se apresentou sob a bandeira do Partido Democrático Popular (PDP), obteve 22 milhões 400 mil dos votos para vencer o seu mais próximo adversário, Buhari, que registou 12 milhões de votos.