Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cancro da mama é o terceiro mais frequente nas mulheres

Nos últimos dois anos foram detectados 238 casos de cancro da mama, em Maputo. O cancro da mama é o terceiro mais frequente nas mulheres moçambicanas, sendo que por ano são registados 100 novos casos a nível da cidade de Maputo.

Contudo, segundo as autoridades da saúde, a maioria dos casos da doença é detectada numa fase avançada. Maria Patrícia Silva, presidente da Associação de Luta Contra o Cancro, também médica Oncologista no Hospital de Mavalane, considera importante o diagnóstico precoce do cancro, uma vez que nessa fase o tratamento é mais simples e barato.

Nas unidades sanitárias regista-se o aumento de casos de cancro de mama. Sem avançar dados sobre o número de óbitos causados pela doença, Páscoa Wate, directora da saúde da cidade de Maputo, afirmou que este sector da saúde enfrenta dificuldades em termos de recursos humanos.

Porém, para o caso da cidade de Maputo, o Centro de Saúde da Polana Caniço, possui uma equipa especializada para o rastreio de cancro do colo do útero assim como do cancro da mama.

Os hospitais gerais de José Macamo e de Mavalane também oferecem este tipo de serviço aos cidadãos. Pascoa Wate também admitiu que nem toda a mulher possui informações sobre a doença a nível da cidade de Maputo, mas que estão a ser realizadas actividades como palestras com o objectivo de divulgar essas informações.

O cancro da mama afecta geralmente mulheres com idade superior a 35 anos. De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde, OMS, referentes ao ano 2008, revelados pela presidente da Associação da Luta Contra o Cancro ALCC, Patrícia Silva, 95 em cada cem mil mulheres morrem devido ao cancro da mama em todo o mundo.

O Sarkoma de Kaposi ocupa o segundo lugar na lista dos cancros que mais afectam a mulher em Moçambique, devido a sua relação com o HIV/ SIDA, sendo que o cancro do colo do útero está em primeiro lugar.

Referir que, Domingo último, aconteceu na cidade de Maputo, uma marcha de Alerta para a prevenção do Cancro da Mama, organizada pela Associação de Luta Contra Cancro.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!