Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Canadá rejeita prorrogar ‘Kyoto’ e causa impasse na cúpula do clima

O Canadá confirmou, esta quarta-feira, que não vai apoiar uma possível prorrogação do Protocolo de Kyoto, que deverá vencer no fim de 2012, se posicionando ao lado de Japão e Rússia na rejeição de negociações para um novo pacto climático de emissões.

O actual protocolo obriga que as nações industrializadas reduzam suas emissões entre 2008 e 2012. O Canadá exige que os Estados Unidos e alguns emergentes, como a China, cumpram as mesmas metas para que o acordo seja validado.

Entretanto, as nações pobres e economias emergentes querem a extensão deste pacto, causando um impasse na reunião do clima que acontece em Bonn, na Alemanha.

“Podemos dizer que não vamos entrar na questão do segundo compromisso de Kyoto”, afirmou Judith Gelbman, membro da delegação do Canadá. O país informou ainda que não poderá cumprir o corte de emissões sob o primeiro compromisso de Kyoto, o que enfureceu ambientalistas e e países em desenvolvimento.

A secretária-executiva da ONU para o Clima, Christiana Figueres, afirmou no início da semana que já passou o prazo para a obtenção de um novo acordo climático que substitua a tempo o Protocolo de Kyoto antes de seu vencimento.

Segundo ela, mesmo que os países cheguem a um acordo, este terá que ser aprovado em seus parlamentos, passando por um longo processo de ratificação.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!