Moçambique foi integrado na lista de 20 principais parceiros internacionais do Canadá por estar a despertar maior interesse do sector empresarial privado daquele país em investir nas áreas dos recursos minerais e dos hidrocarbonetos.
As relações económicas entre Moçambique e Canadá são ainda limitadas, segundo reconhece fonte documental do Alto Comissariado daquele país da América do Norte, em Maputo, garantindo, entretanto, que a situação vai “inverter-se proximamente”.
As relações entre os dois países estão a ser dinamizadas pela Agência Internacional de Desenvolvimento Canadiano (ACDI), Governo e sector privado moçambicano. Até ao momento, o Canadá apoia esforços de Moçambique nas acções de redução da pobreza, através da assistência técnica e financeira às áreas de Saúde, Educação, Agricultura e Boa Governação.
“Como país amigo e aliado, o Canadá vai procurar contribuir ainda mais para a melhoria das condições de vida dos moçambicanos”, assegura a fonte do Alto Comissariado canadiano em Moçambique.
Refira-se que em termos de trocas comerciais o Canadá exporta para o país textêis, cereais, máquinas e equipamentos eléctricos, enquanto Moçambique canaliza para aquele país tabaco, frutas, instrumentos musicais e madeira.