Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Canadá doa sete milhões de dólares americanos á PIREP

No âmbito dos acordos assinados para o incremento de investimentos e introdução de cursos técnicos profissionais em Moçambique, o governo canadiano acaba de oferecer cerca de sete milhões de dólares norte americanos ao Programa Integrado da Reforma do Ensino Profissional (PIREP).

Trata-se de acordos rubricados, em Novembro de 2009, entre as instituições moçambicanas de ensino técnico profissional e colégio de técnicos canadenses, que visa, entre vários objectivos, garantir a componente de desenvolvimento curricular, competência, capacidade, produção de material.

O referido acordo prevê, ainda, contemplar as acções concernentes à introdução, ainda, no presente ano, de seis novos cursos de diferentes áreas, nomeadamente de minas, eco-turismo, aquacultura, construção civil e processamento de alimentos.

Segundo fonte do Ministério da Educação e Cultura de Moçambique, o apoio, para além de estabelecer um sistema de educação profissional com qualidade para responder cabalmente às necessidades do sector produtivo, destina-se a facilitar a transição do sistema do PIREP, baseado na oferta pela procura, e dotar os beneficiários de capacidades e habilidades por forma a ingressarem no mercado de emprego com os requeridos níveis de “saber fazer”.

 Para o efeito, o projecto de aquacultura será implementado no distrito de Mocuba província da Zambézia, de minas em Moatize (Tete), construção civil em Xai-Xai (Gaza), pescas e ecoturismo em Mocímboa da Praia (Cabo Delgado).

Por último, o nosso interlocutor deunos a conhecer que o PIREP, ao nível do território nacional, está dividido em três fases, sendo a primeira considerada piloto que iniciou entre 2006 a 2011, a segunda, de expansão, que vai decorrer de 2011 a 2016, e a terceira, de consolidação, agendada para 2016 a 2021.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!