Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

CAN e Mundial 2010

A luta continua

 

A Selecção Nacional de Futebol de Moçambique, os Mambas, venceu na tarde do último sábado a sua congénere do Botswana, por 1-0, com um golo marcado na madrugada dos seis minutos por Genito e garantiu o segundo lugar do Grupo-VII e uma vaga entre os oito segundo melhores classifi cados dos 12 grupos que compuseram a segunda fase da dupla campanha de qualifi cação para o CAN e Mundial de 2010. Com estes dois desfechos – segundo lugar do Grupo-VII e um dos oito segundo melhores classifi cados dos 12 grupos – Moçambique apurou-se para a terceira e última etapa de qualifi cação para a prova continental e mundial à qual estão apenas 20 selecções africanas.

Na fase que se segue, a Federação Internacional de Futebol (FIFA), vai constituir com base em sorteio marcado para 24 de Outubro em Zurique, Suíça, cinco grupos compostos por quatro selecções cada. A divisão das 20 selecções em cinco grupos de quatro equipas cada deve-se ao facto da quota que o continente africano tem em um Campeonato do Mundo de futebol ser de cinco países, o que signifi – ca que qualifi car-se-ão para o Mundial de 2010 na África do Sul apenas os vencedores de cada um dos cinco grupos.

Os cinco vencedores dos grupos juntar-se-ão à África do Sul já no Mundial, isto na qualidade de país anfi trião visto que, para a fase em que Moçambique conseguiu a qualifi cação, os sul-africanos não atingiram o apuramento. Entretanto, dos cinco grupos que serão constituídos para se apurar os representantes de África no Mundial, será dos mesmos em que apurar-se-ão 15 selecções para o Campeonato Africano das Nações (CAN), de Angola, também 2010. De cada um dos grupos, o segundo e terceiro classifi cados rumam para o CAN de Angola, totalizando 15 equipas que juntando-se aos Palancas Negras, na qualidade de anfi triões formarão as 16 selecções que participação na competição continental. De forma curiosa, quer Angola assim como a África do Sul, apesar de serem respectivamente organizadores do CAN e do Mundial de 2010 em que Moçambique ainda é orgulhosamente concorrente, precisavam de qualifi car-se para a terceira e última fase de acesso à dupla campanha que dá acesso a esses eventos.

Se por um lado Angola ainda almejava a qualifi cação para última fase de forma a procurar regressar ao Mundial onde esteve em 2006, na Alemanha, a África do Sul também o queria, mas para estar no CAN de Angola, evento que falha pela primeira vez desde que regressou ao convívio internacional fi nda a época do “apartheid”. Os sul-africanos estrearamse com uma conquista no CAN-96 que foram eles os organizadores. Depois, foram baixando de classifi cação nas edições seguintes. Na sua segunda presença, no Buquina Faso-98, os Bafana-Bafana foram fi – nalistas vencidos pelo Egipto por 2-0. No CAN da Nigéria e Gana-2000, Mali-2002, Tunísia- 2004, Egipto-2006 e, fi nalmente, Gana-2008 em que foram eliminados ainda na primeira fase dos grupos, os nossos vizinhos tiveram resultados negativos até que, agora, já estão previamente afastados do CAN de Angola- 2010. Entretanto, a derradeira fase começa apenas em Maio de 2009, segundo disse na noite do último domingo o presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!