Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

CAN 2010: Camarões conseguem primeira vitória, Gabão lidera Grupo D

CAN 2010: Camarões conseguem primeira vitória

A selecção nacional de futebol dos Camarões conquistou domingo a sua primeira vitória na Taça de África da Nações ao derrotar, no estádio da Tundavala, na cidade do Lubango, a sua congénere da Zâmbia por 3-2, em partida do grupo D, quando ao intervalo perdia por 1-0.

Com esta vitória, os Camarões somam três pontos e ficam na segunda posição num grupo que é liderado pelo Gabão, que empatou com a Tunísia sem abertura do marcador, com quatro, enquanto nas posições seguintes estão a Tunísia, com dois pontos, ao passo que a Zâmbia encontra-se na última posição.

Os Camarões que vinham de uma derrota de 1-0 diante do Gabão tinham pela frente uma Zâmbia que empatou a uma bola diante da Tunísia na jornada inaugural No início da partida foi a Zâmbia quem comandou o jogo, ante uns Camarões que apresentavam uma defesa que “abanava” sempre que os contrários aparecessem em lances de perigo.

A Zâmbia abriu o activo aos sete minutos por intermédio de Jacob Mulenga que com o seu pé direito bateu o guarda-redes Carlos Kameni. Rigobert Song, o defesa central do Camarões, mostrava alguma intranquilidade nestes sector, numa altura em que os Chipolopolos apostaram num futebol muito rápido e inteligente. Os leões indomáveis apenas ao minuto 19 levaram um lance com muito perigo para a defesa adversária através do capitão da equipa, o avançado Samuel Eto’o.

Quando faltavam jogar oito minutos para o intervalo, a Zâmbia poderia ter dilatado o marcador através de um forte remate de Kalaba, mas uma intervenção do guada-redes Kameni desviou a bola para fora. A Zâmbia foi para o intervalo com a vantagem de 1-0. No reatamento, a equipa técnica dos leões indomáveis efectuou duas substituições, entrando o defesa Binya e o avançado Idrissou para os lugares de Mbia e Bodimó.

Idrissou veio revolucionar o jogo ofensivo dos Camarões, pois no minuto 50 com um ligeiro remate e já com o guarda-redes contrário batido, permitiu a defesa de um contrário. No minuto 58 os Camarões ainda chegaram a introduzir a bola na baliza zambiana, tendo o áribtro anulado por se encontrarem em posição irregular Idrissou e Rigobert Song.

A festa camaronesa começou aos sessenta e sete minutos com uma falha do guarda-redes Kennedy Mwene, que não conseguiu segurar a bola, permitindo a Geremi Njitap fazer 1-1. O tento da igualdade levantou os ânimos no estádio da Tundavala, numa altura em que as claques estavam em silêncio.

Samuel Eto’o, que esteve apagado na primeira parte, adiantou a sua equipa no marcador ao fazer 2-1 aos 71 minutos depois de receber o passe Tchoyi Somen. Mesmo em desvantagem, a Zâmbia não baixou os braços e num lance de ataque rápido Jacob Mulenga foi travado em falta na grande área e o capitão Christopher Katongo, de grande penalidade, voltou a empatar a partida em 2-2, a nove minutos do fim.

A cinco minutos dos noventa Idrissou justificou a sua entrada e selou o marcador em 3-2 de cabeça ao saltar mais do que os defesas zambianos, sendo que o lance do golo foi servido por Geremi Njitapi. Com os três pontos já garantidos, os Camarões passaram para um futebol espectáculo, onde o principal protagonista era o seu capitão, o avançado do Inter do Milão Samuel Eto’o, com dribles sucessivos e que mereceram aplausos.

No primeiro jogo que abriu a segunda jornado deste Grupo Gabão e Tunísia proporcionaram um dos mais fracos jogos, até ao momento, ”anulando-se” e ficando num empate a zero. O Gabão, depois de uma estreia auspiciosa frente aos Camarões, onde venceram por 1-0, podia garantir o apuramento para os quartos-de-final, mas ficou-se por um par de oportunidades, tal como a Tunísia.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!