A Pátria de Jules Rimet, pai da Copa do Mundo da FIFA, a França venceu em casa a maior competição do futebol internacional. O Verão de 1998 foi inesquecível para os franceses, que levaram o título mundial pela primeira vez pouco mais de uma década após terem sofrido duas eliminações nas semifinais.
A competição também foi marcante por contar com mais oito selecções que nos anos anteriores. Com 32 países, aumentaram as oportunidades de nações de fora da Europa e da América do Sul. Prova disso foram as estreias de África do Sul, Japão e Jamaica, representando respectivamente a África, a Ásia e a CONCACAF. Os oito grupos de quatro países foram distribuídos por toda a França, mas o local da partida de abertura e da final foi o novíssimo Stade de France, na periferia de Paris.
A grande surpresa da primeira fase foi o fracasso da Espanha, que começou a perder por 3 a 2 contra a Nigéria e empatando com o Paraguai. O conjunto de Javier Clemente depois goleou por seis à Bulgária, mas tal não foi suficiente, pois os paraguaios derrotaram a Nigéria na mesma noite e classificaram-se ao lado dos africanos. No dia 12 de Julho, como diz a Marselhesa, “o dia da glória chegou”.
A decisão entre França e Brasil começou com a misteriosa escolha de Ronaldo na última hora após Edmundo ter aparecido na súmula. No meio de boatos sobre uma suposta convulsão antes do jogo, Ronaldo não foi nem sombra das actuações anteriores. Os franceses, mesmo sem o suspenso Blanc, não demoraram a tomar conta da partida. Duas cabeçadas de Zidane após cobranças de canto garantiram uma vantagem de 2 a 0 no intervalo. Apesar da expulsão de Marcel Desailly no segundo tempo, o combinado de Aimé Jacquet ainda conseguiu o terceiro com Emmanuel Petit num contra-ataque no último minuto.
O apito final do árbitro marroquino Said Belqola, o primeiro africano a comandar uma decisão de Copa do Mundo da FIFA, foi o ponto de partida para as comemorações em todo o país. A selecção que representava a mistura multirracial da França moderna havia unido a nação. Mais de um milhão de adeptos lotaram a avenida Champs Élysées e dançaram a noite toda.
Equipas: 32
Quando: 10 Junho 1998 a 12 Julho 1998
Final: 12 Julho 1998
Jogos: 64
Golos: 171 (média 2.7 por partida)
Público nos estádios: 2785100 (média 43517)
Campeão: França
Vice-campeão: Brasil
Terceiro: Croácia
Quarto: Holanda
Bola de Ouro adidas: RONALDO (BRA)
Bota de Ouro adidas: Davor SUKER (CRO)
Prémio Yashin para o Melhor guarda-redes: Fabien BARTHEZ (FRA)
Prémio de Melhor Jogador Jovem: Michael OWEN (ENG)
Prémio FIFA Fair Play: Inglaterra, França
Prémio da FIFA para a Equipa Mais Espectacular: França