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Campanhas sociais arrebatam os melhores troféus do Festival Internacional de Publicidade

Campanhas sociais arrebatam os melhores troféus do Festival Internacional de Publicidade

Pelo sexto ano consecutivo decorreu na capital moçambicana o Festival Internacional de Publicidade de Maputo. 26 agências de publicidade provenientes de Angola, Maurícias, Portugal, Ilhas Reunião, Brasil, incluindo as do país anfitrião, Moçambique, disputaram os cada vez mais respeitados troféus.

O grande prémio fugiu aos publicitários nacionais, pois foi conquistado por uma agência de publicidade angolana, a Executive Center, com uma campanha integrada de sensibilização tendo como pano de fundo o lixo abandonado nas ruas de Luanda.

Outra grande vencedora da noite foi a agência de publicidade moçambicana Golo, que arrebatou dois troféus de ouro – um premiou a campanha contra o tabaco “Smoke Recycle”, em que as imagens de cigarros foram criadas a partir de milhares de beatas recolhidas em Moçambique; o segundo troféu de ouro foi para outra campanha impressa também de sensibilização “Apaga o cigarro antes que ele te apague a ti” veiculada em paralelo com uma campanha temática do Jornal @Verdade.

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Em mais um ano de crise mundial a Golo, agência que já foi premiada no Festival de Publicidade de Cannes (na França), arrebatou ainda quatro troféus de pratas e cinco de bronze. Sobre a crise, Thiago Fonseca, o director de Criação da Golo, disse em entrevista que o impacto da crise mundial no mercado moçambicano chegou atrasada. “Sentimos sobretudo no que diz respeito a alguma redução do investimento publicitário, em geral, no mercado, em 2010. Mas o nosso negócio é o negócio das ideias, e uma boa ideia não depende de crise alguma.” Thiago, um dos mais experientes publicitários moçambicanos, acrescentou que é na crise ou numa recessão onde os anunciantes mais inteligentes devem investir, pois a sua marca sai fortalecida dessa fase tendo ainda destacado que “o importante é fazer o diferente. Em crise mesmo ficam as empresas cujas marcas deixam de anunciar e desaparecem.”

Eis os vencedores do festival repartidos pelas categorias Ouro, Prata e Bronze:

OURO

Agência

Titulo

Categoria

Luvi Ogilvy Reunion

Hot Wheel

Print

DDB-Moç

Cancro Mama

Campanha

Golo

Cara, Bebé, Pulmão

Campanha

Golo

Smoke Recycle Bebé

Resp. Social

 

PRATA

Agência

Titulo

Categoria

Executive Center

Capacete

Print

Golo

Clorects Cão

Print

Golo

Clorects Bode

Print

Executive Center

Duelo

TV

Golo

Sorriso

TV

Publivision

Passa a Bola

TV

Golo

Fumador

TV

DDB-Moç

MFW 2010

Campanha

DDB-Moç

Visit Mozambique

Campanha

Executive Center

Prisão

Resp. Social

P & P Link

Funeral Announcement

Resp. Social

Young Network

Italiana

Resp. Social

 

BRONZE

Agência

tulo

Categoria

Publivision

Quem sabe lê

Print

Golo

Lágrimas por Malangatana

Print

Golo

Fumador

Print

Golo

Malas LAM

TV

Executive Center

Sumô

TV

P & P Link

Memory loss

Rádio

Publivision

Marca Invisível

Campanha

Golo

Verdade, Alertar e Fumador

Campanha

Golo

Clorets Cão e Bode

Campanha

P & P Link

Soft drug hard consequence

Resp. Social

 

Sobre o número recorde de participantes no festival, e no que toca ao facto de muitos dos concorrentes serem estrangeiros, Thiago Fonseca considera que ficou mais difícil ganhar prémios no Festival de Maputo, mas isso aumenta também o reconhecimento dos prémios conseguidos, porém, “outra razão que torna difícil nós ganharmos é o facto de que o Festival de Maputo premeia acima de tudo a excelência na criatividade publicitária. Mas no caso de haver muita participação estrangeira e com jurados que não falam Português, as ideias locais, aquelas em que nós mais acreditamos, não têm tanto destaque. Porque só quem entende pormenores íntimos e profundos da cultura local é que aprecia ou sente uma peça assim. Os estrangeiros não entendem. Com o festival a tornar-se mais internacional, penso que se destacam as ideias que podem ser facilmente entendidas em qualquer mercado.”

Apesar do aumento no número de participantes apenas oito agências moçambicanas concorreram ao 6º Festival Internacional de Publicidade de Maputo. O director de Criação da mais premiada agência moçambicana considera bom o número de representantes nacionais e espera ver um crescimento no próximo ano. Mas, por outro lado, Thiago afirma que “existem poucas agências de publicidade a fazer trabalho de qualidade localmente. Talvez a inibição tenha sido essa. Participar no festival obriga-nos a ter peças de qualidade criativa muito elevada para ter chances.”

O festival atribuiu ainda Diplomas de Honra ao Jornal Notícias – que está a comemorar este ano o 85º aniversário da sua fundação, ao Jornal Whampula, editado na cidade nortenha de Nampula há cerca de uma década, ao Instituto de Comunicação Social – instituição pública que estabeleceu uma rede de 35 estações de rádio comunitárias nas zonas rurais de Moçambique –, ao Grupo de Teatro Mbeu – criado há quase duas décadas e que tem desenvolvido assinalável actividade teatral – e o Prémio Carreira ao compositor e intérprete moçambicano Dilon Ndjindji.

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