Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Campanha agrícola já tem compradores em Nampula

U m total de 23 fóruns agrícolas, dos distritos de Angoche, Mogovolas, Meconta e Monapo, na província de Nampula, que trabalham com ADISPSA (Apoio ao Desenvolvimento de Iniciativas Privadas do Sector Agrário), já têm mercado garantido para a venda dos seus produtos agrícolas desta campanha, mercê da realização, no último fim-de-semana, na chamada capital do norte, da primeira feira de promoção desses produtos junto dos potenciais compradores.

“O mais importante é que todos os produtores integrados nestes fóruns e que estiveram presentes nesta feira, conseguiram fazer contratos de compra dos seus produtos da presente campanha, e isso encorajanos sobremaneira, tendo em conta que a falta de mercados tem sido um dos grandes problemas que os produtores encontram em todas as campanhas de produção agrícola”, disse Ricardo José, coordenador regional norte da ADIPSA.

Ricardo José disse que o que acontecia é que havia falta de informação por parte dos principais compradores dos excedentes daqueles fóruns e estes em relação ao processo de venda e compra desses produtos agrícolas, e naquela feira os dois lados ficaram melhor informados ou esclarecidos sobre a realidade produtiva e capacidade de negociação comercial e garantia de mercado.

Por exemplo, o Banco Terra, com que trabalhamos, deu informações muito importantes sobre a sua intervenção no processo de produção e particularmente comercialização para os produtores, em termos de acesso ao crédito bancário.

No fim quem ganhou foram os produtores da nossa província, anotou. O coordenador regional-norte da ADIPSA em Nampula, salientou que outras feiras do género serão realizadas no futuro naquele ponto o país, tendo em vista estimular as associações agrícolas a aumentarem com qualidade, as suas áreas de produção, por forma a terem rendimento no âmbito de combate à pobreza absoluta.

Entretanto, alguns agricultores que expuseram os seus produtos na aludida feira, mostraram- se satisfeitos com a realização da feira, tendo apelado aos organizadores para que a iniciativa não pare por ali, pois que a falta de mercado que se tem verificado para os produtos agrícolas de Nampula, pode ser minimizada, como aconteceu desta vez.

Por seu lado, o governador da província de Nampula, Felismino Tocoli, apelou para a intensificação da formação de fóruns, com vista a melhorar o processo de comercialização agrícola através da criação de comissões apropriadas na identificação de mercado favorável.

“Temos instituições de investigação académica, entre outras, com as quais continuaremos a trabalhar com vista a beneficiarem as suas tecnologias aos camponeses”, anotou Tocoli. Num outro desenvolvimento Tocoli disse há um esforço grande por parte do seu executivo, em criar melhores condições de circulação nas estradas de Nampula, por forma a permitir o escoamento de produtos agrícolas , que nalguns casos os produtos apodrecem nos celeiros por causa, em parte, da intransitabilidade das vias de acessos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!