Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

“Expressão do Olhar, Olhar de Expressão” de Mulheres no Instituto Camões

Inaugura-se, esta quarta-feira (11), na capital moçambicana, a partir das 18h:00, no Centro Cultural Português, uma exposição individual do artista plástico moçambicano Francisco Vilanculo, denominada “Expressão do Olhar, Olhar de Expressão”. As podem ser vistas até 28 de Junho em curso.

Com 20 retratos, na sua maioria feitos com óleo sobre a tela, as obras foram seleccionadas pelo director da Escola Nacional de Artes Visuais, Jorge Dias. Trata-se da terceira exposição individual daquele artista e é composta por um conjunto de retratos de mulheres de várias idades: idosas, adultas e crianças.

“As fotos são admiráveis pelo seu verismo fotográfico e pela sugestão psicológica que provocam no espectador. São a contemplação e a exaltação da beleza feminina. A imagem aponta para as características fisionómicas e psicológicas das personagens”, classifica Jorge Dias, num excerto do texto de apresentação das obras.

Artista autodidacta, Francisco Vilanculo nasceu em Maputo, em 1980. Ele é membro do Núcleo d’Arte e realizou duas exposições individuais, a primeira em Inhambane, em 2009, e a segunda na África do Sul, em 2010.

Vilanculo participa, desde 1997, em diversas exposições colectivas e workshops dentro e fora de Moçambique, para além de ter obras expostas na África do Sul, na Noruega, em Portugal, na Suécia e na Suazilândia. Actualmente, o artista participa em projectos culturais de angariação de fundos para ajudar crianças e idosos desfavorecidos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!