Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cabo Delgado terá seis fábricas de gás natural liquefeito

A petrolífera norte-americana Anadarko prevê construir seis fábricas de produção de gás natural liquefeito na província nortenha de Cabo Delgado, anunciou, esta Terça-feira, Robert Daniels, vice-presidente daquela firma multinacional.

Contudo, Daniels não revelou os valores que deverão ser aplicados para a concretização daquele projecto, mas assegurou que as primeiras duas fábricas poderão ser construídas dentro dos próximos dois anos.

“O gás natural descoberto na bacia do Rovuma justifica a instalação daquele tipo de infraestruturas e naquelas quantidades”, realçou Robert Daniels, falando durante a III Conferência e Exibição sobre Minas e Energia de Moçambique que termina esta quinta-feira.

PIB sobe

Por seu turno, a ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, destacou que a contribuição da produção efectiva de gás natural na bacia do Rovuma deverá iniciar dentro dos próximos seis anos e passará a ser de 13%, contra o actual 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB).

Realçou, entretanto, que o Governo moçambicano está consciente de que o desenvolvimento daquela indústria “coloca grandes desafios de uma gestão e exploração sustentáveis que contribuam para o progresso socioeconómico do país”.

Refira-se que na III Conferência e Exibição sobre Minas e Energia de Moçambique participam especialistas em minas, académicos e investidores de cerca de 40 países.

O objectivo do evento é permitir a troca de experiências, debate, estabelecimento de negócios e formação de parcerias entre diferentes instituições públicas e privadas ligadas àquele sector produtivo.

Temas ligados à dinâmica global do gás natural, inovações tecnológicas, hidrocarbonetos e energia são algumas das matérias a serem apresentadas por cerca de 60 oradores deste encontro de dois dias.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!