Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cabo Delgado terá seis fábricas de gás natural liquefeito

A petrolífera norte-americana Anadarko prevê construir seis fábricas de produção de gás natural liquefeito na província nortenha de Cabo Delgado, anunciou, esta Terça-feira, Robert Daniels, vice-presidente daquela firma multinacional.

Contudo, Daniels não revelou os valores que deverão ser aplicados para a concretização daquele projecto, mas assegurou que as primeiras duas fábricas poderão ser construídas dentro dos próximos dois anos.

“O gás natural descoberto na bacia do Rovuma justifica a instalação daquele tipo de infraestruturas e naquelas quantidades”, realçou Robert Daniels, falando durante a III Conferência e Exibição sobre Minas e Energia de Moçambique que termina esta quinta-feira.

PIB sobe

Por seu turno, a ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, destacou que a contribuição da produção efectiva de gás natural na bacia do Rovuma deverá iniciar dentro dos próximos seis anos e passará a ser de 13%, contra o actual 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB).

Realçou, entretanto, que o Governo moçambicano está consciente de que o desenvolvimento daquela indústria “coloca grandes desafios de uma gestão e exploração sustentáveis que contribuam para o progresso socioeconómico do país”.

Refira-se que na III Conferência e Exibição sobre Minas e Energia de Moçambique participam especialistas em minas, académicos e investidores de cerca de 40 países.

O objectivo do evento é permitir a troca de experiências, debate, estabelecimento de negócios e formação de parcerias entre diferentes instituições públicas e privadas ligadas àquele sector produtivo.

Temas ligados à dinâmica global do gás natural, inovações tecnológicas, hidrocarbonetos e energia são algumas das matérias a serem apresentadas por cerca de 60 oradores deste encontro de dois dias.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!