O candidato do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, avalia positivamente os dois dias da sua campanha eleitoral na província nortenha de Cabo Delgado, considerando estar claro de que o partido que dirige conseguiu criar ‘raízes’ nesta parcela do país.
Simango fez estas declarações segunda-feira a tarde quando interpelado por jornalistas na cidade de Montepuez, ido do distrito de Chiúre onde domingo abriu formalmente a sua campanha rumo as eleições de 28 de Outubro próximo. Ele passou por Montepuez a caminho do distrito de Marrupa, província do Niassa, também no Norte do país, no prosseguimento da sua campanha eleitoral. “Nós estamos satisfeitos aqui em Cabo Delgado.
Tomamos a liberdade de abrir a campanha em Chiúre e, daquilo que nós vimos, está claro que o MDM é um partido grande. O MDM conseguiu criar raízes em Cabo Delgado e isso encorajanos cada vez mais e estimula nos para uma campanha cada vez mais sorridente”, disse Simango. Simango diz que, na sua campanha, leva apenas duas mensagens: “Voto para MDM e para o seu candidato (Daviz Simango)”. Solicitado a comentar sobre o relacionamento político entre as diversas forças politicas nesta campanha, Simango evitou falar dos seus adversários.
“Cada partido político tem o seu caminho e o MDM olha para si, olha para os seus membros, olha para os seus simpatizantes e olha para o caminho que está a seguir no sentido de engrossar o número de pessoas que possa seguir nesta caravana rumo as eleições de 28 de Outubro”, explicou ele. Entretanto, o último dia da sua campanha na província de Cabo Delgado foi marcado pela ocorrência de um acidente de viação em que envolveu um camião que transportava membros e simpatizantes do MDM.
O acidente, que resultou em dez feridos, dois dos quais em estado grave, ocorreu na vila sede de Chiúre, por volta das 10:00 horas locais, e foi do tipo choque contra um obstáculo fixo. A Polícia presume que o mesmo tenha sido causado por excesso de velocidade. Ainda Terça-feira, também no distrito de Chiúre, duas pessoas morreram e outras 23 contraíram ferimentos na sequência de um outro acidente que envolveu uma viatura de transporte semicolectivo de passageiros.
A viatura, cujo condutor contraiu ferimentos ligeiros, seguia do distrito de Chiúre para o vizinho distrito de Namapa, província de Nampula, também na parte Norte do país Hoje, o líder do MDM inicia a sua digressão a província do Niassa, um dos quatro círculos eleitorais que o seu partido concorre, depois de o mesmo ter sido desqualificado em outras nove, incluindo os dois círculos eleitorais da diáspora (Africa e a Europa e resto do Mundo).