Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cabo Delgado: Educação recolhe crianças não matriculadas

As autoridades da Educação da província de Cabo Delgado, Norte de Moçambique, estão a levar a cabo uma campanha, de casa em casa, destinada a convencer os pais e encarregados de educação a inscrever as crianças em idade escolar que não estiverem a estudar.

 

 

Esta medida surge pelo facto dos dados preliminares do sector indicarem um insucesso da inscrição de novos ingressos neste ano em praticamente toda a província.

“As escolas que não cumpriram com as metas devem fazer a campanha porta-a-porta para levarem as crianças à escola até ao levantamento estatístico de 3 de Março, data estabelecida para determinar o efectivo escolar em cada um dos estabelecimentos de ensino”, disse a Directora da Educação e Cultura em Cabo Delgado, Graziela Tembe.

Falando numa sessão do Governo Provincial, Tembe defendeu que esta questão constitui a prioridade do sector neste momento. Embora os dados ainda sejam preliminares, Tembe indicou que as metas de matrículas só foram alcançadas ao nível da oitava classe, tendo até sido ultrapassadas em nove por cento.

Contudo, o mesmo não se pode dizer em relação a 11ª classe, onde ocorreu o que as autoridades consideram de “desaire no cumprimento das metas nas matrículas”, ao registar pouco mais de 4.200 alunos, contra os 6.300 planificadas.

“O que aconteceu é que no ano lectivo de 2010 houve muitas reprovações por causa da mudança dos critérios de aprovação que foram introduzidos naquele período e a planificação não tinha previsto isso. Quer dizer, a planificação foi feita contando com as aprovações do ano lectivo anterior, e assim se fizeram as projecções achadas pertinentes sem contar que haveria uma mudança substancial nos critérios de aprovação, o que veio se repercutir nas inscrições de 2011”, justificou Tembe.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!