O ex-presidente dos Estados Unidos, George H. W. Bush, comemorou nesta sexta-feira seu 85º aniversário com um salto de pára-quedas de 3.200 metros – e prometeu fazer o mesmo aos 90 anos.
Bush pai, que ocupou a Casa Branca entre 1989 e 1993, saltou de pára-quedas pela primeira vez há mais de meio século, quando atuava como piloto da força aérea americana durante a Segunda Guerra Mundial e seu avião caiu no oceano Pacífico. “Ainda é muito bom. Você ainda consegue sentir a adrenalina”, disse o ex-presidente à rede de televisão CNN, depois do salto de mais de três quilômetros de altura na cidade de Kennebunkport, no Maine, perto de sua residência de verão.
Assistido pela mulher, Barbara, e pelos filhos, George W. – que deixou a Casa Branca em janeiro -, e Jeb, ex-governador da Flórida, o 41º presidente americano realizou o salto acompanhado por um oficial do corpo de pára-quedistas do exército americano.
O aniversariante disse esperar que sua comemoração inusitada inspire outros idosos. “Você pode sair e fazer alguma coisa”, afirmou. “Só porque você está velho, não significa que não pode se divertir. E você não quer ficar por aí babando na esquina”. Bush, que havia feito a mesma coisa ao comemorar seu 75º e 80º aniversários, em 1999 e 2004, prometeu nesta sexta-feira manter a tradição e saltar ao completar 90 anos, em 2014.