Por diversas vezes os camponeses que praticam agricultura na zona do padeiro, arredores da cidade de Quelimane, vieram ao público pedir socorro, por causa de uma manada de búfalos e bois que não tem poupado as suas culturas, principalmente aquelas que estão na fase de germinação.
A resposta não tem sido eficaz. A população fica sem soluções. Por diversas vezes já tentaram reunir-se com o proprietário, mas mesmo assim não houve resultados satisfatórios.
Os quadrúpedes continuam a fazer das suas, deitando assim água abaixo os esforços que a população tem vindo a empreender, mesmo com enxada de cabo curto. Nos últimos tempos, os búfalos, em particular, não têm perdoado as culturas. esses invadem os campos e quando lá chegam, não resta nada.
Os animais consomem tudo e a população fica cada vem mais desesperada não sabendo como sair deste cenário. Por isso, todos os que por ali passam, neste caso, os dirigentes a todos níveis são confrontados com a situação e a única solução que avançam é conversarem com o proprietário.
Só que esta conversa com os donos das manadas nunca mais é concretizada. Dai que todos os dias, os animais fazem e desfazem.
Também criam acidentes
Para além de dizimarem culturas, os animais têm provocado acidentes de viação na estrada de entrada e saída para a cidade de Quelimane.
Aano passado, um camião que transportava combustíveis tombou naquela zona quando, em plena noite, um búfalo saiu do seu curral e se fez à estrada. Os prejuízos foram avultados, tanto como os danos materiais na viatura, assim como o próprio produto que foi todo para o chão.