A imagem detalhada da estrutura em três dimensões do vírus responsável pela bronquiolite, doença respiratória associada frequentemente a epidemias que ocorrem durante o inverno, permitirá o desenvolvimento de tratamentos para impedir sua proliferacção no organismo.
A informação está sendo divulgada na edição da revista americana Science, que estará nas bancas na sexta-feira. A bronquiolite é uma doença que se caracteriza por uma inflamação nos bronquíolos e que, geralmente, é causada por uma infecção viral. A doença, após infecções respiratórias, é frequente em crianças pequenas. Normalmente, afecta as que tenham até dois anos de idade. O vírus sincicial respiratório (VSR) é o principal microorganismo envolvido na doença.
Ele pode causar infecções pulmonares também em adultos saudáveis. Estas infecções costumam ser leves, mas, em crianças ou pessoas com imunidade mais baixa, podem ser graves. Pesquisadores franceses (Instituto Pasteur, CNRS, INRA) conseguiram elucidar a estrutura tridimensional de uma região básica do vírus, a saber, o complexo formado pela molécula de ARN, que estoca o material genético do vírus, e a proteína viral que o envolve.
O papel desta proteína, chamada “nucleoproteína” é o de proteger o programa do vírus (seu ARN) de defesas imunológicas do organismo infectado, participando, também, de sua multiplicação. A bronquiolite viral, que atinge as crianças com mais frequência, pode também estar na origem das hospitalizações de pessoas mais velhas ou que estejam com a imunidade baixa.
Apesar de mais de 50 anos de pesquisas, não existe nenhuma vacina para contra-atacar o vírus no organismo humano. Um vírus semelhante provoca, também, uma doença respiratória em bovinos mais jovens e causa pesadas perdas económicas. O vírus respiratório sincicial (VRS) é responsável por mais de 70% das bronquites de inverno entre bebês.