A seleção brasileira venceu a Itália por 3 x 0 e classificou-se em primeiro lugar no Grupo B da Taça das Confederações onde irá enfrentar a anfitriã África do Sul na semifinal. Os italianos, atuais campeões mundiais, perderam a segunda posição para os Estados Unidos e estão eliminados.
A equipe norte-americana derrotou o Egito por 3 x 0 e conseguiu uma combinação de resultados improvável para avançar. Agora, os EUA jogam contra a Espanha na outra semifinal do torneio preparatório para a Taça do Mundo de 2010.
A jogar em Pretória, a equipe de Dunga abriu o marcador por Luís Fabiano e ampliou em dois contra-ataques, ainda no primeiro tempo, com mais um golo do atacante do Sevilla e outro marcado na própria baliza por um defensor italiano.
A seleção brasileira começou bem o jogo e aos 6 minutos Ramires acertou uma bola na trave após passe de Luís Fabiano. Os brasileiros continuaram ao ataque e Lúcio teve duas boas oportunidades, na primeira delas o guarda redes Buffon fez a defesa e na segunda o remate do defesa acabou na trave. De tanto insistir, a seleção abriu o marcador aos 37 minutos, quando Maicon tentou um remate e a bola ficou a meio caminho com Luís Fabiano, que girou e rematou cruzado.
Aos 43 minutos, depois de contra-ataque com Kaká e Robinho, a bola sobrou para Luís Fabiano empurrar para as redes: 2 x 0. Dois minutos, e noutro contra-ataque, o Brasil ampliou. Robinho avançou pela esquerda, tentou um passe para Ramires no centro da grande àrea italiana, mas Dossena apareceu antes e tocou contra para a própria baliza.
No segundo tempo, o Brasil passou a tocar a bola no ataque e continuou controlando a partida. A partir dos 15 minutos, porém, os italianos começaram a reagir e tentavam o golo principalmente em remates de fora da área. Em dois remate fortes de Rossi, Júlio César defendeu. Aos 31 minutos, com o guarda redes brasileiro fora da baliza, Pepe tentou diminuir mas Felipe Melo salvou.
O técnico Dunga, então, fez a segunda substituição aos 39 minutos: Kléberson entrou no lugar de Gilberto Silva. Logo depois. Josué substituiu Ramires.
Nos minutos finais, o Brasil manteve a posse de bola, enquanto a Itália assistia e acabou dizendo adeus a competição com uma campanha para esquecer: derrotas contra Egipto e Brasil e uma vitória suada sobre os EUA.