Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Há inovações no descasque do amendoim

A Associação Mulher de Nairobi, baseada na província de Nampula, norte de Moçambique, conseguiu aumentar quantitativamente o amendoim descascado diariamente, na sequência da introdução de uma máquina manual para o efeito.

A associação, criada em 2003, com 25 membros associados, dedica-se prática e fundamentalmente a agro-pecuária sendo as principais culturas a mandioca, amendoim, arroz e o feijão nhemba, numa extensão de oito hectares. O descasque das cerca de cinco toneladas de amendoim colhidas dos seus campos de cultivo constituía um verdadeiro ‘bico-de-obra’, na medida em que o processo tinha de ser feito manualmente e levava o dia inteiro para debulhar apenas 10 quilogramas.

Contudo, a introdução da máquina manual de descasque não só aliviou o pesado fardo aos membros da associação, através da redução das extensas horas de trabalho, assim como permitiu elevar a quantidade do amendoim descascado por dia para 300 quilos. Os membros associados no distrito de Mogovolas, província de Nampula, apresentaram os êxitos conseguidos a Primeira-Dama, Maria da Luz Guebuza, durante a sua mais recente visita efectuada aquele ponto do país, com intuito de inteirarse da evolução de algumas associações que recebem apoio do seu gabinete.

Esta inovação, produto do apoio do gabinete e do Fundo de Iniciativas Locais (FIL) foi classificada pela esposa do presidente como exemplo de excelência no uso e aplicação do montante destinado a estimular as iniciativas de combate a pobreza. A Nairobi, que iniciou o projecto com apenas dois hectares de cultivo, planeia aumentar a área explorada na produção de cereais, esperando o apoio da assistência da extensão pública e de parceiros.

Ainda nas suas perspectivas, a associação planeia igualmente intensificar a produção de raízes, tubérculos, cereais e as culturas de rendimento. Este desiderato passa, segundo Manuel Rapaz, membros fundador, pela conclusão do processo de legalização da associação para garantir o acesso à várias oportunidades de investimento.

A associação exporta parte das suas culturas para os mercados de alguns distritos da província de Nampula assim como as províncias vizinhas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!