Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Brasil e Índia ajudam Moçambique com USD 17 milhões

O Brasil e a Índia deverão proceder até 2011 à transferência da sua tecnologia usada no agroprocessamento industrial para Moçambique, numa operação avaliada em cerca de 17 milhões de dólares norte-americanos, valor a ser suportado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO).

A medida tem em vista melhorar a qualidade da produção moçambicana destinada à exportação, segundo Jaime Comiche, representante da UNIDO em Moçambique, acrescentando que os maiores beneficiários do programa são as pequenas e médias empresas moçambicanas ligadas ao ramo de agroprocessamento, cuja produção tem vindo a ser exportada.

Basicamente, o valor está a ser gasto em acções de melhoramento da qualidade e certificação de produtos agrícolas e a sua concretização insere-se no âmbito da criação de incentivos para a elevação dos índices de produção e qualidade daquele tipo de empresas moçambicanas. Biogás & Energia solar Entretanto, a UNIDO está a desenvolver uma experiência- piloto na região de Chicualacuala, província meridional de Gaza, visando a transformação de excrementos de gado bovino e caprino em fertilizantes e no seu uso como biogás para iluminação eléctrica, de acordo igualmente com Comiche.

Caso a experiência seja bem sucedida, aquela prática poderá ser estendida para as restantes regiões moçambicanas sem energia eléctrica, segundo igualmente a fonte, salientando que a energia solar irá ser usada num equipamento a importar da Índia para sucção de águas subterrâneas para abastecimento à população das zonas rurais áridas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!