Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Bósnia classifica-se pela 1ª vez para campeonato mundial de futebol

Quase duas décadas depois de a Bósnia se tornar um país independente, depois da sangrenta guerra civil de 1992 a 1995, a ex-república jugoslava comemorou a sua primeira classificação para um Campeonato do Mundo de Futebol, esta terça-feira (15), com a vitória por 1 x 0 sobre a Lituánia.

O golo de pé esquerdo do atacante Vedad Ibisevic na metade da segunda parte levou a selecção da Bósnia para o seu primeiro grande torneio como nação independente, para delírio dos 5 mil adeptos bósnios que viajaram a Kaunas e dos milhares que comemoram o feito no país dos Balcãs.

Fogos de artifício iniciaram a festa na capital Sarajevo e os adeptos com a camisa da selecção e a bandeira do país tomaram as ruas depois de a Bósnia terminar o Grupo G das eliminatórias europeias para o campeonato mundial, que será disputado no Brasil, com os mesmos 25 pontos da Grécia, mas à frente dos gregos no saldo de golos.

“Parabenizo os jogadores pelo grande trabalho que fizeram nos últimos quatro anos, e seria uma grande injustiça se não conseguíssemos ganhar o grupo e classificar para o campeonato mundial”, disse o técnico Safet Susic à emissora de TV FACE, depois de comemorar com os seus jogadores.

O atacante Edin Dzeko, do Manchester City, disse depois da classificação: “Quero mandar minhas saudações para o Brasil e dizer que próximo ano vamos mostrar quão poderosa é a Bósnia”. Depois de chegar perto da classificação em ocasiões anteriores, a Bósnia parece caminhar mais uma vez para a repescagem com a bem organizada defesa da Lituánia e uma actuação inspirada do guarda-redes Giederius Arlauskas frustrando os visitantes.

A Bósnia pressionou a Lituánia desde o início, mas a classificação inédita só veio com o golo de Ibisevic, iniciando a festa em Sarajevo. “Isso é loucura, todo mundo está extasiado, a gritar e dançar”, disse Matea Perovic, de 15 anos, enquanto se dirigia a um local onde os jogadores se encontrariam com os adeptos ainda naterça-feira, depois de voltarem da Lituánia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!