Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Boko Haram liberta 21 raparigas entre as 200 sequestradas na Nigéria

Vinte e uma raparigas que faziam parte das mais de 200 estudantes sequestradas há dois anos e meio na cidade nigeriana de Chibok foram libertadas, informaram nesta quinta-feira à Agência Efe fontes governamentais.

As adolescentes, capturadas pelo grupo jihadista Boko Haram em abril de 2014, “foram postas em liberdade e estão sob custódia dos Serviços de Segurança do Estado”, disse o porta-voz da presidência nigeriana, Mallam Garba Shehu.

A libertação é consequência das negociações entre o governo nigeriano e o Boko Haram, e foi possível graças à colaboração da Cruz Vermelha e do Governo da Suíça, escreveu Shehu na sua conta no Twitter. O porta-voz acrescentou que as negociações continuam em andamento.

O presidente nigeriano, Mohammadu Buhari, que está a caminho da Alemanha, celebrou a notícia, segundo Shehu.

O diretor-geral dos Serviços de Segurança do Estado, Lawal Daura, expressou o seu desejo de que as adolescentes descansem antes de se reunir com o vice-presidente nigeriano, Yemi Osinbajo, já que estavam “muito cansadas”.

Os terroristas divulgaram em Agosto um vídeo no qual apareciam menores supostamente pertencentes ao grupo de Chibok, para demonstrar que a maioria das 276 adolescentes raptadas continuam em cativeiro.

Dias depois, o presidente Buhari mostrou-se disposto a negociar uma troca com prisioneiros do grupo terrorista para recuperar as sequestradas, como exigia o Boko Haram.

Até agora, 218 permaneciam em cativeiro, depois de algumas terem conseguido escapar ou terem sido resgatadas por membros das forças de segurança nigerianas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!