Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Bióloga Merilena Bianch expõe “O Mar de Moçambique” em Nampula

A Bióloga italiana Merilena Bianch expôs, esta Quarta-feira (10), até Junho próximo, no Museu Nacional de Etnologia de Nampula, uma obra intitulada “O Mar de Moçambique”, composta por 26 pranchas, que retratam a importância do mar para a sociedade.

A autora descreve diversas actividades praticadas no mar, com destaque para a pesca, transporte de passageiros e carga, para além de mensagens de uso e conservação dos recursos aquáticos.

A artista diz que pretende explicar ao Homem a importância do zelo que deve ter, no dia-a-dia, com o mar. Desta forma, Merilena apela à sociedade para que evite poluir as águas do mar porque se pode eliminar os seres aquáticos. Lamentou o facto de maior parte dos alunos desta parcela do país não terem o hábito de visitar as salas exposições.

Para inverter este cenário, a bióloga apela também aos directores das escolas a sensibilizarem os alunos de modo a prestarem maior atenção às exposições, sobretudo as que abordam questões relacionados com a história de Moçambique.

O secretário permanente da província de Nampula, Manuel Guimarães, disse, em representação da governadora local, que antes do Homem usar outros meios de comunicação o primeiro meio foi o mar. Por vezes, usava-o sem saber para onde ia, mas acabava chegando ao seu destino.

O director adjunto da Educação e Cultura em Nampula, Óscar Chixava, afirmou que “O Mar de Moçambique” é uma tentativa de fazer a radiografia do país no que diz respeito à pesca e navegação marítima. Apelou igualmente aos dirigentes das escolas e professores a mobilizarem os estudantes para ver a exposição.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!