Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Bioenergy investe 20 milhões USD na produção de jatropha

A empresa italiana “BioEnergy” está a investir 20 milhões de dólares americanos em Moçambique, para a produção de jatropha em Sabié, distrito de Moamba, província meridional do Maputo, que será exportada para aquele país europeu para o devido processamento e transformação em biodiesel.

O cultivo iniciou em Outubro de 2008, com um total de dez plantas e, hoje, o projecto conta com 5.300 plantas, cobrindo uma área de 70 hectares, naquele que até hoje é tido como o maior campo virado especificamente à produção de semente.

O objectivo, segundo João Colombo, técnico agrário ligado ao projecto, é atingir os 120 hectares projectados, isto sem contar com o viveiro de um hectare e meio que aguarda o seu plantio em campos definitivos.

Segundo Colombo, o projecto cobrirá os 120 hectares planificados e o objectivo é colher até 200 toneladas de jatropha por safra, tudo tendo como destino a produção de biodiesel.

Uma vez garantida esta produção, ao que apontou a fonte, a empresa avançará para a segunda fase do projecto que consiste na montagem de uma fábrica em Moamba destinada ao processamento e transformação da jatropha em biodiesel, segundo refere o matutino “Notícias”.

A entrada em funcionamento desta unidade, o biodiesel passará, segundo Colombo, a ser feito no país, vendido localmente e outra parte exportada para Itália onde a empresa tem necessidades de fazer o seu uso.

Aquando do início do projecto foram testadas sementes de diferentes países, nomeadamente Brasil, Índia, República Dominicana e Tanzânia, tendo, surpreendentemente, a semente nacional sido aquela que provou ser a melhor para replicar a produção, uma vez que dá até dois quilos por planta, ao contrário das outras.

O projecto de cultivo de jatropha na Moamba emprega actualmente um 31 trabalhadores permanentes e 40 sazonais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!