Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Biocombustíveis: moçambicanos e brasileiros buscam parcerias

Empresários moçambicanos, brasileiros e da Africa Austral encontram-se reunidos em Maputo, numa conferência de dois dias, para analisar as oportunidades de investimento na área dos biocombustíveis, particularmente na produção de álcool a partir da cana-de-açúcar em Moçambique.

O evento é organizado pelo Centro de Promoção de Investimentos de Moçambique (CPI), em parceria com o governo moçambicano e empresas brasileiras integrantes do Arranjo Produtivo Local do Álcool (APLA), uma instituição cuja missão é fomentar a interacção entre os vários intervenientes envolvidos na cadeia de transformação do açúcar em álcool para o seu uso na área dos biocombustíveis.

Esta iniciativa surge pelo facto de o Brasil ser o líder mundial na conversão de açúcar em álcool. Aliás, o Brasil é reconhecido como um grande centro de empresas e instituições públicas e privadas ligadas ao sector da conversão de açúcar em álcool, cobrindo a cadeia agro-industrial da canade- açúcar desde o desenvolvimento de tecnologias industriais e agrícolas, fabricação de máquinas e equipamentos, desenvolvimento de variedades de cana e prestação de serviços diversos até a participação efectiva no desenvolvimento e estruturação do mercado.

Falando durante o evento, o embaixador brasileiro em Moçambique, António de Souza e Silva, disse que ambos os países estão a viver um momento virtuoso. Na ocasião, Silva citou como exemplos os vários programas de cooperação existentes entre os dois países, destacando a construção de um Centro Florestal na Manhiça, província de Gaza, sul de Moçambique, uma unidade da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação, os empreendimentos de carvão em Moatize, na província central de Tete, e a construção de uma fábrica d

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!