Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Bin Laden estava desarmado durante ataque, diz Casa Branca

O líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, estava desarmado no momento em que forças especiais dos Estados Unidos invadiram sua casa, mas mesmo assim resistiu antes de ser morto, disse a Casa Branca na terça-feira.

Um dia depois de funcionários dos EUA oferecerem detalhes conflitantes sobre a ação militar, o porta-voz governamental Jay Carney fez um relato mais completo sobre a operação. Ele citou a “névoa da guerra” — termo sugerido por um repórter – para explicar a desinformação inicial. “Por ordens do presidente (Barack Obama), uma pequena equipe dos EUA invadiu o complexo fortificado em um subúrbio rico de Islamabad para capturar ou matar Osama bin Laden”, disse Carney, lendo uma nota preparada pelo Departamento de Defesa.

Os soldados encontraram três famílias, inclusive a de Bin Laden, em duas casas do terreno. Alguns soldados desocuparam uma das casas, enquanto outros invadiram o andar térreo da residência de Bin Laden. Ali, segundo essa versão, os soldados mataram dois mensageiros de Bin Laden e uma mulher atingida “no fogo cruzado”, disse Carney, desmentindo a versão inicial de que a mulher teria sido usada como escudo.

Dianne Feinstein, presidente da Comissão de Inteligência do Senado, disse que a mulher podia ser esposa de um dos mensageiros. Os soldados então encontraram Bin Laden e sua família no segundo e terceiro andares da casa. “Havia a preocupação de que Bin Laden iria se opor à operação de captura, e de fato resistiu”, disse Carney. “Uma mulher (…), esposa de Bin Laden, avançou sobre o invasor dos EUA e foi baleada na perna, mas não foi morta. Bin Laden foi então baleado e morto. Ele não estava armado.” Carney não quis dar detalhes sobre como Bin Laden teria resistido. “A resistência não exige uma arma de fogo”, disse ele, acrescentando que outras pessoas no local portavam armas. “Tenho certeza de que detalhes serão fornecidos conforme forem disponibilizados.”

Um funcionário dos EUA que viu fotos do corpo disse que Bin Laden levou pelo menos um tiro no rosto. Autoridades norte-americanas têm citado repetidamente a “resistência” como motivo para Bin Laden ter sido morto em vez de ser preso.

Ainda na segunda-feira, uma fonte oficial disse, pedindo anonimato, que o objetivo da operação era de fato matar o militante. Outro funcionário informou que os parentes de Bin Laden foram retirados do local por autoridades paquistanesas, e que caberá a elas decidir seu destino.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!