Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

BI trama alunos de Inhassunge

Mesmo com a produção do Bilhete de Identidade biométrico, ainda pairam muitas dificuldades no seio da população moçambicana, em particular a da província da Zambézia, concretamente no distrito de Inhassunge.

Inhassunge, na outra margem do rio dos bons sinais, viu uma parte de alunos das escolas a não participarem na copa Coca-Cola, fase provincial, por falta de BI, condição indispensável segundo os organizadores para a participação dos alunos neste torneio. Mesmo com talentos demonstrados nos campos daquele distrito, os alunos selecionados para virem jogar futebol em Quelimane e quiçá passarem a fase nacional, não foram capazes de transpor esta barreira de falta de BI.

Saide Gulamo, chefe do departamento de Educação Física e Desportos, na direcção provincial de Educação na Zambézia, disse que a falta de BI não impediu que os talentos de Inhassunge viessem a Quelimane para mostrarem o que sabem em campo. Para Saide Gulamo, este problema não so regista-se nesta fase da copa Coca-Cola, mas sim na fase dos jogos escolares, se um certo aluno daquele distrito for exigido o BI não apresenta, não porque não quer, mas sim, porque não tem, disse Gulamo, para depois sublinhar que, a situação preocupa o seu sector, porque com estas dificuldades não tem sido fácil buscar os talentos que o distrito tem.

Falando concretamente desta não participação na copa Coca- Cola, fase provincial, a nossa fonte disse que esta era mais uma oportunidade para que pudéssemos assistir o que o distrito tem de bom em termos de desporto, neste caso especifico, o futebol.

Mas a falta de BI, veio deitar água abaixo esta tendência Refira-se que, Inhassunge é um distrito da província da Zambézia, em Moçambique, com sede na povoação de Mucupia (algumas vezes mencionada como “vila sede de Inhassunge”). Tem limite, a norte com o município de Quelimane e com o distrito de Nicoadala , a oeste com o distrito de Mopeia, a sul com o distrito de Chinde e a leste com o Oceano Índico. De acordo com o Censo de 1997, o distrito tem 87 396 habitantes e uma área de 745 km², daqui resultando uma densidade populacional de 117,3 h/km², fazendo deste distrito o mais pequeno e mais densamente povoado da Zambézia.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!