Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

BCI facilita aquisição das TIC’s aos estudantes

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) acaba de lançar um programa destinado a facilitar a aquisição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) aos estudantes e docentes universitários.

Denominado “e-Moçambique”, o programa permite aos interessados pagarem a prestações os equipamentos disponibilizados, nomeadamente um computador, um telefone Nokia N95 e um Modem 3G (para internet), todos protegidos pelo seguro. Os estudantes e professores que aderirem ao programa têm duas opções. A primeira, a mais barata, permite o pagamento de 999 Meticais (36 dólares) por mês durante 27 meses para a aquisição de um computador portátil Acer Aspire One A250.

No caso de um Toshiba L 500, segunda opção, a prestação mensal durante 24 meses é de 1.498 Meticais. O valor total a pagar é de 21.284 Meticais pela aquisição do Acer e 28.790 Meticais pelo Toshiba, o que representa uma taxa de 23,5 e 24,8 por cento, respectivamente. O BCI tem como parceiros nesta iniciativa a empresa de telefonia móvel Moçambique Celular (Mcel), Moçambique Companhia de Seguros (MCS), empresa de auditoria informática Digital Connecting Consulting (DCC) e a Fundação Eduardo Mondlane.

Para os serviços de Internet, os beneficiários terão como provedor a Mcel, que irá disponibilizar cartões pré-pagos ao custo de 500 Meticais, o equivalente a 250 megabytes e o respectivo Modem. O objectivo desta iniciativa, lançada quinta-feira, em Maputo, é “proporcionar aos jovens moçambicanos o acesso ao mundo digital, em condições especialmente favoráveis”, refere em comunicado o BCI, o segundo maior banco comercial.

Alem do presidente do Conselho de Administração do BCI, Ibraimo Ibraimo, a cerimónia de lançamento do “e- Mocambique” contou com a presença do Ministro da Educação, Zeferino Martins, que sublinhou, na ocasião, que “só com a educação e formação é que resolveremos grande parte dos problemas com que nos defrontamos no dia-a-dia”.

Martins sublinhou que nos sistemas modernos de educação, as tecnologias de informação e comunicação jogam um papel chave, razão pela qual está confiante que esta iniciativa vai contribuir para que o país atinja altos níveis de desenvolvimento tecnológico.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts