Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Basquetebol: Moçambique volta a perder e acaba sonho dos Jogos Olímpicos

Basquetebol: Moçambique volta a perder e acaba sonho dos Jogos Olímpicos

Acabou, na tarde desta terça-feira (26), o sonho da selecção nacional sénior feminina de basquetebol estar presente nos Jogos Olímpicos de Londres. Depois de uma boa primeira parte as nossas meninas não aguentaram pressão das sul coreanas e perderam por 65 a 71 pontos.

Depois da derrota no jogo inaugural do Torneio de qualificação, que decorre na Turquia, por 84 a 62, com a Corácia a nossa selecção estava obrigada a vencer para passar a fase seguinte. E entraram bem no jogo as nossas meninas, marcaram primeiro e abriram um pequena vantagem no marcador. Mas um triplo de Beon empatou o jogo no final do primeiro período.

No segundo período as sul coreanas tentaram puxar dos galões, são a nona melhor selecção no ranking da FIBA, mas com a pontaria afinada os triplos de Deolinda Ngulele e os cestos de Clarisse Machanguana davam vantagem à Moçambique ao intervalo, 37 a 35 pontos.

Depois do descanso Moçambique marcou primeiro e geriu a vantagem curta nos minutos iniciais. Porém as sul coreanas fechavam melhor a sua defesa, os turnovers de Moçambique começaram, e no ataque Sin arrancavam faltas e não falhava da linha de lances livres, marcou os onze lances que teve em todo jogo. A liderança no placar alternava-se mas um triplo de Kang, mesmo com o cronómetro a estourar, deu vantagem de dois pontos à Coreia no final do terceiro período.

O último periodo começou com Rute Muianga a marcar da linha de lances livres e mais dois de Leia Dongue, após cesto de dois das coreanas. O selecionador coreano pediu desconto e as suas pupilas regressaram para quadra e arrancaram para a vitória. Fecharam bem na defesa e afinaram a pontaria. Moçambique desperdiçava jogadas atacantes, foram 25 em todo jogo, e cometia faltas desnecessárias, ainda por cima sobre a perfeita lançadora Sin.

Nazir Salé lançou para o jogo Iliana Ventura, na tentativa de marcar triplos. A jovem até acertou um mas tentou outros quatro que não cairam.

Depois começou a faltar calma e discernimento nas nossas meninas, mesmo quando as coreanas não acertavam ainda ganhavam os ressaltos ofensivos. Leia Dongue tentava remar contra a maré mas os 16 pontos que fez foram poucos para dar a volta ao marcador.

Resultados da jornada de 25.06.2012

Grupo A – Porto Rica 53-65 Turquia

Grupo B – República Checa 70-51 Nova Zelândia

Grupo C – Croácia 84-62 Moçambique

Grupo D – Mali 23-89 Canadá

Resultados da jornada de 26.06.2012

Grupo A – Turquia vs Japão

Grupo B – Nova Zelândia vs Argentina

Grupo C – Moçambique 65-71 Coreia do Sul

Grupo D – Canadá vs França

Confira o programa dos próximos jogos:

27.06.2012

Grupo A – Japão vs Porto Rico

Grupo B – Argentina vs República Checa

Grupo C –  Coreia do Sul vs Croácia

Grupo D – França vs Mali

Os dois primeiros classificados de cada Grupo apuram-se para a fase seguinte onde cruzam vencedores e segundos classificados:

29.06.2012

Vencedor Grupo A vs Segundo do Grupo B

Vencedor Grupo B vs Segundo do Grupo A

Vencedor Grupo C vs Segundo do Grupo D

Vencedor Grupo D vs Segundo do Grupo C

As quatro selecções vencedoras destas partidas apuram-se directamente para os Jogos Olímpicos deste ano. Os derrotados jogarão entre si no dia seguinte, Sábado, e os vencedores desses conforntos jogam uma derradeira final e, a selecção vencedora, será a quinta apurada para Londres 2012.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!