A selecção nacional de basquetebol sénior masculina está de malas aviadas para a cidade sul-africana de Joanesburgo onde, de 19 a 22 de Março corrente, vai participar num torneio internacional organizado pela Federação de Basquetebol daquele país. Além de Moçambique, farão parte da competição o Quénia e a Nigéria.
De acordo com uma fonte da Federação Moçambicana de Basquetebol, o torneio será disputado numa só volta no clássico sistema de “todos contra todos”, mas com uma segunda fase para a definição da classificação.
A primeira etapa servirá apenas para determinar a posição de cada equipa, que será usada na última jornada da prova, ou seja, na luta pelo título e os restantes lugares.
Na segunda fase, o primeiro e segundo classificados da primeira jogarão entre si para decidir o vencedor do certame, enquanto o terceiro e o quarto se confrontarão para se saber qual dos dois ficará com a medalha de bronze.
Para Moçambique, este torneio servirá de preparação para o Campeonato Africano, vulgo Afrobasket, que será realizado na Tunísia, e tendo em vista os Jogos Africanos de Congo Brazzaville, competições que vão ser disputadas entre os meses de Agosto e Setembro do ano em curso.
De lembrar que a selecção nacional conseguiu a qualificação para estas duas provas, Afrobasket e Jogos Africanos, depois de ter eliminado, na primeira e única eliminatória, a formação do Botswana, por 61 a 40, em Maputo, e 69 a 68 em Gaberone.