Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Basquetebol: Ferroviário de Maputo e Desportivo lideram em masculinos

Rodou no pretérito fim-de-semana mais uma dupla jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo e as formações do Ferroviário de Maputo e do Desportivo, também de Maputo, continuam colocados na liderança. Na primeira das duas rondas, os locomotivas derrotaram o Costa do Sol, por 61 a 46, enquanto os alvinegros bateram o Aeroporto pela marca de 93 a 39.

O Ferroviário de Maputo, campeão em título, continua com um registo invejável na presente edição da fina-flor do basquetebol da capital moçambicana. Nas 12 partidas disputadas até ao presente, a formação de Horácio Martins contabiliza 11 vitórias e apenas uma derrota.

Na 11ª jornada, os locomotivas mediram forças com a aguerrida equipa do Costa do Sol. Foi, diga-se, uma excelente propaganda do basquetebol moçambicano, visto que os dois conjuntos tudo fizeram para sair do pavilhão do Desportivo com os dois pontos.

O Ferroviário de Maputo, apesar da réplica dada pela formação de Milagre Macome, conseguiu triunfar no final dos 40 minutos regulamentares. A equipa de Horácio Martins, nos quatro períodos, somou 61 pontos, mais 12 que os canarinhos.

Ainda na jornada 11, o Desportivo de Maputo não teve dificuldades em derrotar a fraca formação do Aeroporto, que soma derrotas nas partidas realizadas até ao presente, por 93 a 39, numa partida em que o base-armador, Pio Matos Júnior, foi a melhor unidade do conjunto alvinegro.

Por seu turno, o Maxaquene regressou aos triunfos depois de duas derrotas consecutivas. Nesta ronda, os tricolores venceram a formação secundária da Universidade Pedagógica por uma diferença de 44 pontos, ou seja, 86 a 36, enquanto a Universidade Pedagógica “A” bateu A Politécnica pelo resultado de 56 a 50.

Locomotivas humilham Aeroporto mas não descolam do Desportivo

Depois de vencer o Costa do Sol, na ronda anterior, o Ferroviário de Maputo voltou a entrar em cena. No confronto relativo à 12ª jornada do Campeonato da Cidade de Maputo, os vice – campeões nacionais tiveram pela frente o lanterna vermelha, Aeroporto.

Foi uma partida em que os locomotivas fizeram jus à sua supremacia no que diz respeito à modalidade da bola ao cesto na capital do país. A equipa de Ermelindo Novela e companhia dominou os quatro períodos do jogo e no final do embate triunfou pelos esclarecedores 130 a 43, por sinal o resultado mais volumoso alcançado por um conjunto desde que iniciou a competição.

Por seu turno, o Desportivo de Maputo recebeu e venceu a Universidade Pedagógica “B” por uma diferença de 40 pontos, uma vez que os alvinegros marcaram 83 pontos contra 43 dos universitários.

Ainda na jornada 12, o Costa do Sol, que havia sido derrotado na ronda anterior pelo Ferroviário de Maputo, venceu a formação da A Politécnica pela marca de 80 a 65, enquanto a formação principal da Universidade Pedagógica derrotou o Maxaquene por 70 a 67.

Quando faltam duas jornadas para o término da fase regular, o Ferroviário de Maputo lidera a competição com um total de 23 pontos, por sinal os mesmos do segundo classificado, Desportivo de Maputo, mas com vantagem para os locomotivas por serem a equipa mais concretizadora da prova. A Politécnica segue no terceiro posto com 18 pontos, os mesmos da Universidade Pedagógica “A”, que se encontra na quarta posição.

Confira a classificação das jornadas do fim de semana:

11ª Jornada

Desportivo de Maputo 93-39 Aeroporto

Costa do Sol 49-61 Ferroviário de Maputo

Maxaquene 80-36 Universidade Pedagógica “B”

Universidade Pedagógica 56-50 A Politécnica

12ª Jornada

Ferroviário de Maputo 130-43 Aeroporto

Maxaquene 67-70 Universidade Pedagógica “A”

A Politécnica 65-80 Costa do Sol

Universidade Pedagógica “A” 43-83 Desportivo de Maputo

Depois da primeira etapa, também conhecida por fase regular, que termina no próximo de fim-de-semana, disputar – se – á, na semana seguinte, os quartos-de-final, no sistema cruzado. Assim sendo, o primeiro classificado vai medir forças com o oitavo e o segundo medirá forças com o sétimo. Por seu turno, o terceiro classificado irá bater-se com o sexto, enquanto o quarto defrontará o quinto. Os jogos serão disputados em duas mãos.

As meias-finais disputar-se-ão de 1 a 8 de Maio e a final no dia 22 do mesmo mês.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!