Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Basquetebol: Desportivo e Ferroviário partilham a liderança em Maputo

Os alvinegros e locomotivas continuam colados na liderança da maior prova da modalidade da bola ao cesto na capital moçambicana. A contar para a 9ª jornada do Campeonato da Cidade de Maputo, o Desportivo bateu a formação da A Politécnica por 53 a 44, enquanto o Ferroviário venceu a Universidade Pedagógica “B”, por 80 a 49. As duas equipas voltaram a sair vitoriosas nas partidas da 10ª ronda.

Rodou no pretérito fim-de-semana mais uma dupla jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo sendo que o Ferroviário e o Desportivo, ambos de Maputo, crónicos candidatos ao título, deram continuidade à sua saga vitoriosa.

No embate que abriu a disputa da jornada 9, o Ferroviário de Maputo não teve dificuldades para bater a equipa secundária da Universidade Pedagógica, diga-se de passagem, numa partida em que o conjunto locomotiva, bem comandado pelo base-armador, Ermelindo Novela, um jogador formado nas canteras dos vice-campeões, dominou completamente face a uma turma universitária que não soube vender cara a derrota.

Terminados os quatro períodos regulamentares, a equipa de Horácio Martins somou oito pontos, mais 31 que o seu rival, a Universidade Pedagógica.

Por seu turno, o Desportivo de Maputo mediu forças com a formação da A Politécnica. Foi um embate equilibrado em que os alvinegros tiveram que vestir o fato-macaco para levar de vencida a equipa comandada por Bitcho.

Apesar do equilíbrio registado, os alvinegros venceriam por uma diferença de nove pontos, ou seja, 53 a 44.

Ainda na 9ª jornada, a Universidade Pedagógica “A” derrotou o Costa do Sol pela marca de 66 a 57, enquanto o Maxaquene humilhou o lanterna vermelha Aeroporto, pelos esclarecedores 123 a 62.

Alvinegros e locomotivas voltam a triunfar

Já no sábado (04), as oito formações que disputam a presente edição do Campeonato da Cidade voltaram a entrar em acção para a 10ª jornada e os dois primeiros classificados, Desportivo e Ferroviário, voltaram a triunfar.

Os locomotivas de Horácio Martins tiveram pela frente a equipa da Universidade Pedagógica “A”, que vinha duma derrota na jornada anterior ante o Desportivo. Comparativamente com a partida com os alvinegros, os universitários estiveram aquém das expectativas.

A Universidade Pedagógica respeitou demasiadamente o Ferroviário, o que, de certa forma, foi bem aproveitado por Ermelindo Novela e companhia. A turma de Horácio Martins dominou os quatro períodos regulamentares.

O jogo terminou com o resultado de 66 a 39 a favor dos actuais campeões da cidade de Maputo.

No dérbi da jornada, o Maxaquene recebeu, no seu pavilhão, o Desportivo de Maputo. Foi um confronto muito disputado que pecou apenas pela escassez de pontos, por culpa da estratégia montada pelos dois treinadores.

Os tricolores até estiveram bem nos primeiros dois períodos, mas na etapa completar permitiram que os alvinegros pegassem nas rédeas do jogo. O Desportivo venceu o desafio por uma margem de nove pontos, ou seja, 66 a 39.

Por seu turno, o Costa do Sol não teve dificuldades para levar de vencida a (fraca) formação do Aeroporto pelos claros 122 a 57, enquanto o conjunto da A Politécnica bateu a formação secundária da Universidade Pedagógica, por 69 a 34.

Concluída a 10ª jornada e terceira da segunda volta, o Ferroviário de Maputo lidera a prova com um total de 19 pontos, por sinal os mesmos do segundo classificado, Desportivo. A equipa da A Politécnica segue na terceira posição, com 17 pontos.

Resultados da 9ª Jornada:

Maxaquene 103 – 62 Aeroporto

Costa do Sol 57 – 66 Universidade Pedagógica “A”

A Politécnica, 44 – 53 Desportivo de Maputo

Ferroviário de Maputo 80 – 49 Universidade Pedagógica “B”

Resultados da 10ª Jornada:

Costa do Sol 122 – 57 Aeroporto

A Politécnica 69 – 34 Universidade Pedagógica “B”

Maxaquene 43 – 52 Desportivo de Maputo

Universidade Pedagógica “A” 39 – 66 Ferroviário de Maputo

Ferroviário soma e segue em femininos

No que à categoria de femininos diz respeito, a formação do Ferroviário de Maputo continua com um registo invejável, visto que os locomotivas somam oito vitórias em igual número de jornadas.

Na 10ª ronda, a equipa de Leonel Manhique bateu o Maxaquene, por 61 a 32, e deu continuidade à sua saga vitoriosa quando faltam duas jornadas para o final da fase regulamentar.

Ainda na mesma jornada, A Politécnica avolumou a crise de resultados do Desportivo de Maputo que, ao contrário do Ferroviário que soma vitórias nos oito jogos realizados no certame, é a única equipa que ainda não venceu nas oito partidas disputadas na presente edição da fina-flor do basquetebol da capital moçambicana.

As alvinegras perderam pelos contundentes 99 a 28, enquanto o Costa do Sol bateu a Universidade Pedagógica por 84 a 47.

Volvidas dez jornadas, o Ferroviário de Maputo, com 16 pontos, lidera a prova, mais do que A Politécnica na segunda posição, enquanto o Costa do Sol segue na terceira posição com 13 pontos.

Refira-se que a presente edição do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo, em ambos os sexos, será disputado em duas voltas no clássico sistema de “todos contra todos”.

 

Resultados da 8ª Jornada:

Costa do Sol 84 – 47 Universidade Pedagógica

Maxaquene 32 – 61 Ferroviário de Maputo

Desportivo de Maputo 28 – 99 A Politécnica

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!